Pudim de paçoca: aprenda a receita do chef Cadu Moura, participante do Mestre do Sabor

Hoje você vai aprender a fazer um pudim de paçoca com pipoca caramelizada, receita exclusiva do chefe Cadu Moura, participante do programa Mestre do Sabor. Cadu passou por restaurantes renomados como DOM, em São Paulo, e Amado, em Salvador, e encantou os jurados do reality com um ravioli de vatapá.  

Apaixonado pelo Nordeste, o chefe sempre tenta incluir um ingrediente da região em seus pratos. E como não tem coisa mais nordestina do que São João, confira a receita que vai deixar a sua festa em casa ainda mais saborosa!

  • Ingredientes: 

Pudim 

– 400ml de leite condensado 

– 4 ovos 

– 240ml de leite 

– 300g de paçoca 

– ½ xícara de açúcar (caramelo do pudim) 

Pipoca 

– ½ xícara de açúcar 

– ½ xícara de milho 

– Manteiga 

  • Modo de preparo 
  1. Coloque o leite e a paçoca no liquidificador e bata bastante. A ideia é que o leite seja aromatizado com o sabor da paçoca. 
  2. Despeje a mistura em uma peneira. O objetivo é que o pudim fique bem lisinho, sem nenhum caroço da paçoca. 
  3. Dê uma limpada no liquidificador e acrescente novamente o leite já peneirado. Acrescente também o leite condensado e os ovos e bata a mistura. Uma dica do chefe é utilizar ovos frescos na receita para que o pudim não fique com cheiro de ovo.
  4. Com a base do pudim pronta no liquidificador, agora é hora de fazer a calda de caramelo. Coloque o açúcar em uma panela e use o fogo baixo para derreter. 
  5. Quando a açúcar já estiver derretido, acrescente um pouco de água quente e mexa com bastante cuidado para não se queimar. A ideia é fazer um caramelo bem levinho, nem muito líquido e nem muito concentrado. Quando a mistura estiver homogênea, desligue o fogo e despeje o caramelo em uma assadeira. Espere esfriar.
  6. Com o caramelo já frio, despeje a mistura do pudim na forma. 
  7. Coloque a forma do pudim dentro de uma forma maior com água. Cubra apenas a forma do pudim com papel alumínio e leve a mistura ao forno 160°C por cerca de uma hora. Após sair do forno, transfira-o para a geladeira. O ideal é fazer a receita para consumi-la no dia seguinte.
  8. Para fazer a pipoca, estoure os milhos normalmente e, em outra panela, coloque o açúcar para derreter. 
  9. Quando o açúcar tiver derretido, acrescente a manteiga e misture.
  10. Depois é só acrescentar a pipoca no caramelo. Coloque a pipoca em cima do pudim e bom apetite!  
  • Dicas valiosas:

– Muitas pessoas reclamam que o pudim ficou com cheiro de ovo e para que isso não aconteça, o ideal é utilizar produtos frescos. O chefe Cadu utilizou ovos comprados no dia em que fez a receita.

– Outra reclamação constante é o pudim que se desmancha na hora de desenformar. O recomendado é leva-lo para a geladeira ainda na forma e removê-la apenas no dia seguinte, quando o pudim estará mais firme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.