Vá visitar e curtir a Lagoa dos Dinossauros, no Stiep.

Com a inauguração da Lagoa dos Dinossauros (antiga Lagoa dos Frades), no bairro do Stiep, Salvador ganha mais um espaço de lazer muito interessante.

No espaço estão instaladas duas das réplicas de Tiranossauro Rex, com aproximadamente cinco metros de altura e nove metros de comprimento cada. As demais são seis réplicas de Velociraptor, duas de Dilofossauro, uma de Dilofossauro Sinensis, uma de Braquiossauro, uma de Pteranodonte e um Anquilossauro.

As réplicas emitem som com a aproximação das pessoas, por meio de um sensor de presença e do uso de um aplicativo. Conforme anunciado pelo prefeito Bruno Reis, a estimativa é que a lagoa ganhe ainda mais esculturas.

O processo de construção das peças envolveu um estudo sobre como era a anatomia dos dinossauros. Após o estudo e a busca de imagens, foram projetadas as imagens em 3D e retratadas em estruturas metálicas. O passo seguinte foi cobrir essas estruturas esculpindo célula por célula com argila. Depois que as peças foram totalmente cobertas e fibradas, elas foram recortadas dando origem à fibra de vidro que é utilizada como forma final.

A lagoa tem 16.470 m² e o entorno possui espaço de convivência, sanitário, novo mobiliário com jogos de bancos e mesa, banheiro para pessoas com deficiência, pergolado, anfiteatro, acessibilidade e quiosques.

Além disso, a lagoa passou por um processo de aeração, que melhora as condições da água. Serão lançados, ainda, cinco mil alevinos de espécies diferentes doados pela Bahia Pesca, para aumentar o número de peixes.

Durante 30 dias, será proibida a pesca para que essa população possa se multiplicar. No espaço de convivência e lazer também são encontradas espécies como camaleões, micos e até mesmo joões-de-barro, O investimento total foi de quase R$ 9 milhões.

Além da Lagoa dos Dinossauros, a capital baiana teve revitalizada a Lagoa dos Pássaros, também no Stiep, e a construção do Parque dos Ventos, na orla da Boca do Rio.

Dentro da Lagoa dos Dinossauros será construída uma base de apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para que faça a segurança do local e possa orientar os visitantes. O parque foi todo cercado por gradil e a portaria terá catraca, onde será possível orientar e fiscalizar a entrada. A administração do espaço ficará a cargo da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e o funcionamento segue o decreto municipal de enfrentamento ao coronavírus: de segunda a sábado, de 6h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.