Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia mantém nota 4 no IGC pelo oitavo ano consecutivo

Com o conceito 4, em uma escala de 0 a 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados da instituição, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) se mantém como uma das melhores do país, pelo oitavo ano consecutivo. Para alcançar essa nota, ela vem reunindo esforços no sentido de promover o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.

A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No censo, 1.998 instituições foram avaliadas e, dessas, 27,7% obtiveram nota entre 4 e 5. A Uesb está entre elas.

Os pilares que compreendem esse reconhecimento estão relacionados a investimento em tecnologia, informação, inclusão, diversidade, permanência estudantil, entre outros. As avaliações são realizadas por meio de coleta de dados institucionais, que englobam as notas conceito Enade, desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação, qualificação do quadro docente com mestrado e doutorado, internacionalização da instituição, bem como políticas de acesso e permanência estudantil.

Como pontua o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, esse reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo e coletivo que vem sendo realizado por meio de uma gestão democrática e participativa de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. “Um dos benefícios nosso, enquanto Instituição de Ensino Superior, é o reconhecimento social no nosso trabalho. Isso significa dizer, também, das potencialidades da nossa universidade no atendimento às demandas locais e regionais”, destaca.

Avaliação dos cursos

Além da avaliação geral, os cursos de uma universidade também são avaliados de forma específica pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC). Nele, são consideradas a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), prova realizada pelos estudantes, bem como são avaliados o corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos pedagógicos. Na última edição do Enade, os cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo e Psicologia participaram desse processo, que também receberam o CPC.

Dessa lista, o CPC de cinco cursos obtiveram nota 4 (Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo e Psicologia), e um curso nota 3 (Administração), numa escala de 1 a 5. O resultado desse desempenho contribui, também, na avaliação geral, que define o IGC de cada Instituição de Ensino Superior.

De acordo o pró-reitor, o sistema de avaliação educacional no Brasil coloca a Uesb no patamar de uma universidade que tem um reconhecimento científico. “Isso valida sua contribuição para as demandas de formação humana, técnica, científica, profissional, de todos os seus egressos, seja da graduação quanto da pós-graduação”, conta, que complementa dizendo que toda a universidade continuará trabalhando para que ela alcance o conceito 5 no IGC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.