Morro de São Paulo combina boa infraestrutura e praias encantadoras

Morro de São Paulo é um destino com praias maravilhosas, localizadas a apenas 60 km de Salvador. O lugar é perfeito para pegar um sol, comer uma boa moqueca, praticar snorkeling ou, melhor ainda, não fazer nada e descansar! Confira nossas dicas de Morro de São Paulo e saiba o que fazer por lá!

Localizada no arquipélago baiano de Tinharé, e distrito da cidade de Cairu, Morro de São Paulo é um destino pequenino, que encanta por suas belezas naturais, seu povo alegre e sua simplicidade.

Embora sempre relembrada pelas praias e por sua beleza, a ilha também tem história! O local foi descoberto em 1531 pelo português Martin Afonso de Souza e possui ainda diversos monumentos históricos do Brasil Colônia, período em que Morro de São Paulo tinha construções para proteger Salvador e a Ilha de Itaparica. Em seu período mais recente, a ilha tornou-se uma colônia de pescadores, até começar a ser explorada pelo turismo.

O que fazer em Morro de São Paulo

As praias são as principais atrações em Morro de São Paulo, assim como os passeios para conhecer a região. Reserve um tempo do seu itinerário para curtir o pôr-do-sol na ilha, que é sempre belo!

1 – Primeira Praia de Morro de São Paulo

Essa é a praia de Morro de São Paulo que fica mais próxima ao centrinho e geralmente é a “porta de entrada” dos visitantes. Ela tem uma faixa de areia curta, não tem muita estrutura de restaurantes ou barracas, mas é onde termina a tirolesa de Morro de São Paulo, com um belo banho no mar! O lugar tem águas cristalinas e acaba não sendo tão frequentado pelos turistas.

2 – Segunda Praia de Morro de São Paulo

Ela é a praia mais badalada de Morro de São Paulo, com vários restaurantes, bares, sempre tem música tocando e bastante gente transitando. É, geralmente, a praia mais cheia da ilha e a mais buscada pelos jovens. Para quem quer badalação, ver e ser visto, é o lugar certo para ir. Em feriados, principalmente, essa praia costuma ficar lotada!

3 – Terceira praia de Morro de São Paulo

A Terceira Praia em Morro de São Paulo, é o ponto de onde partem os passeios de barco pela região. A praia tem águas cristalinas, tem alguns restaurantes, mas sem toda a concentração de pessoas da Segunda Praia. Durante a maré baixa formam-se piscinas naturais, que é o melhor momento para visitá-la, enquanto no período de maré alta, o mar toma quase toda sua areia. Essa praia tem pedras, então é bom ter um pouco de cuidado ao transitar por ela, e também tem várias pousadas de boa qualidade.

4 – Quarta Praia de Morro de São Paulo

Com um longo trecho de areia, formação de piscinas naturais no período de maré baixa e águas mornas, a Quarta Praia de Morro de São Paulo fica mais afastada do centro e é uma das melhores opções na ilha para quem busca sossego e tranquilidade, já que possui um público pequeno. Ela tem algumas pousadas e restaurantes ao longo de seu prolongamento e é bem mais vazia do que outras praias da ilha! Muitas pessoas aproveitam para alugar uma bicicleta, realizando um trajeto pela Quarta e Quinta Praias.

5 – Quinta Praia de Morro de São Paulo (Praia do Encanto)

Conhecida como Quinta Praia ou Praia do Encanto, essa praia de Morro de São Paulo é praticamente deserta, bem reservada, com pouco movimento de pessoas e também de comércio. Na maré baixa o mar recua bastante, surgem alguns bancos de areia e a praia fica com um longo trecho. É uma praia de acesso mais difícil e afastada da vila, então quem a visita geralmente vai de bicicleta, táxis ou charrete. Se você gosta de caminhar bastante, também é possível ir a pé!

6 – Praia de Gamboa

Gamboa é um povoado pertinho de Morro de São Paulo, que oferece uma ótima praia para quem procura locais menos badalados. Para chegar ao local é possível ir com passeios de barco ou caminhando por cerca de 40 minutos durante o período de maré baixa. Ao fazer o passeio caminhando você pode aproveitar para tomar um banho de argila no percurso, que deixa pele mais hidratada. Uma boa opção é ir a pé (sempre no período de maré baixa) e retornar de barco. A Praia de Gamboa tem vários restaurantes para quem deseja almoçar e passar o dia por lá.

Passeios em Morro de São Paulo

7 – Passeio de Volta à Ilha

Principal passeio para fazer em Morro de São Paulo, o Passeio de Volta à Ilha percorre de barco as ilhas do arquipélago de Tinharé, permitindo admirar em um mesmo dia algumas das principais atrações do arquipélago. Ele tem duração de um dia inteiro, sai pela manhã da Terceira Praia e faz parada nas piscinas naturais de Guarapuá, que estão em Morro de São Paulo, e/ou nas piscinas de Moreré, que estão em Boipeba, ilha vizinha que oferece ainda mais tranquilidade.

Depois no mergulho nas piscinas, a embarcação segue para outros locais, como a Praia de Cueira e Boca da Barra, que também estão em Boipeba e pode-se provar a gastronomia de seus restaurantes ou simplesmente curtir a praia. Por fim, o passeio faz uma parada em Cairu, onde fica a sede do arquipélago e você pode visitar o Convento de Santo Antônio.

8 – Admirar o pôr-do-sol

Admirar o fim de tarde pode até parecer uma atividade banal, mas em Morro de São Paulo ela é parte da programação e oferece um visual incrível, que não deve ser menosprezado. Há diferentes lugares para admirar o pôr-do-sol na ilha, sendo um dos mais conhecidos a Toca do Morcego, que tem música, bebidas e almofadas para sentar e curtir o visual.

Outra opção é ir ao Forte de Morro de São Paulo, que tem ruínas e antigas paredes onde você pode sentar para ver o sol se pôr. A partir da Segunda Praia e outros bares locais também é possível admirar o fim de tarde — o importante é reservar esse horário do dia para admirar essa beleza da natureza, tão simples e ao mesmo tempo tão bela!

9 – Praticar mergulho ou snorkeling

Visitar Morro de São Paulo, um destino com tantas paisagens bucólicas e piscinas naturais, pode ser a oportunidade perfeita para praticar snorkeling ou até fazer um mergulho com cilindro e se encantar com a vida marinha. Diferentes agências locais realizam a atividade de mergulho, enquanto para o snorkeling você pode aproveitar o período de maré baixa nas praias para fazê-lo por conta própria. Se já tiver uma máscara de snorkeling e sapatilhas, não esqueça de colocá-las na mala de viagem!

10 – Forte de Morro de São Paulo

Esse antigo forte, também chamado Fortaleza de Tapirandú, foi construído a partir de 1630 e assim como tantos outros fortes do país, foi feito com pedras e óleo de baleia. Ele foi construído para proteger o Arquipélago de Tinharé e a Baía de Todos os Santos contra invasões estrangeiras e muito embora esteja atualmente em ruínas, é um local muito legal para conhecer em Morro de São Paulo, especialmente no fim de tarde, quando moradores e visitantes sentam-se em seus muros para ver o sol se pôr.

11 – Mirante da Tirolesa de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo tem, de fato, um morro, onde estão localizados o Farol do Morro, instrumento de sinalização marítima e também o Mirante da Tirolesa. A tirolesa oferece uma experiência incrível, tem 320 metros de extensão e termina com um mergulho na Segunda Praia de Morro de São Paulo. Mesmo que você não queira realizar a atividade, vale muito a pena subir ao lugar, porque a vista lá de cima é espetacular, com uma visão panorâmica incrível das praias da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.