Ilha dos Frades: o paraíso existe e fica bem ali, pertinho de Salvador
A Baía de Todos-os-Santos oferece uma série de passeios imperdíveis. Um desses é a Ilha dos Frades. Com mar cristalino, águas morninhas e calmas, a Ilha dos Frades, com 8km de extensão, é cercada pela Mata Atlântica.
Sua paisagem é exuberante, as praias excelentes, a culinária porreta e a arquitetura histórica: com igrejas e um forte que, no século XIX, foi a prisão do general Bento Gonçalves, durante a Revolução Farroupilha.
Esse pequeno paraíso é uma opção de passeio que pode ser feita no estilo bate e volta partindo de Salvador ou até mesmo para passar a noite.
A maioria das agências de turismo oferece esse tipo de passeio, visitando mais de uma ilha no mesmo dia. Todas as praias da Ilha dos Frades são delimitadas e muito bem preservadas.
Conheça algumas:
Loreto: Praia com águas cristalinas, morninhas, rodeada por areia fina, compacta.
Praia de Paramaná: Por ser a praia onde as embarcações chegam e saem, o local está sempre bem movimentado, com muitos turistas aproveitando o banho em águas cristalinas e quentinhas.
Viração: Com acesso apenas via barco, a praia é um lugar que oferece bastante privacidade.
Nossa Senhora de Guadalupe: A praia mais linda da Ilha dos Frades. Ela possui Bandeira Azul, que é uma certificação internacional de qualidade ambiental para praias e marinas.
A Ilha dos Frades tem mais de 100 trilhas que podem ser feitas nos 15 km de Mata Atlântica preservada. Porém, essas caminhadas em trilhas só podem ser feitas com guias locais. O tour guiado não tem custo, mas precisa ser agendado pelo site da Fundação Baía Viva, uma fundação que conserva a ilha.