Estreia do espetáculo Superfície marca lançamento da Pitaco
A Pitaco, nova trupe circense da Bahia, estreia, nos dias 08, 09 e 10 de novembro, com o espetáculo “Superfície” no Circo Picolino. A apresentação, que explora os mistérios e as metáforas da água e da vida, convida o público a refletir sobre as relações humanas e a superficialidade da era digital, representando tanto a individualidade quanto o coletivo em um vasto “mar” de interações e sensações.
A primeira apresentação, no dia 08, ocorre às 14h30 e oferece acessibilidade em libras e audiodescrição. Nos dias 09 e 10, o espetáculo será às 19h. As sessões são gratuitas, com entrada sujeita à lotação do espaço. Um trabalho de mediação cultural, coordenado por Janahina Cavalcante, também aproxima o espetáculo do público local, incluindo instituições de ensino de Salvador.
“Superfície” é resultado da residência artística “Pitaco em Residência”, um mergulho profundo na criação coletiva de cinco artistas, incluindo números aéreos como tecido, lira, faixas e dança acrobática. A direção é de Felipe Cerqueira, que também atua na obra, ao lado de artistas como Alexsandro Ayala, Adam Akuma, Daise Santos, Doug Rodrigues e Julieta Kappa. A equipe conta com colaboração artística de Marcelo Galvão e Luana Serrat Tamaoki, e reúne profissionais de Salvador, além de uma artista argentina e um artista mexicano, todos residentes no Brasil.
Para o diretor Felipe Cerqueira, “Superfície” é “um convite para refletir sobre o poder transformador do coletivo, em que a água simboliza o percurso e a união dos corpos em movimento.”
A residência e estreia do espetáculo foram viabilizadas pela Lei Paulo Gustavo Bahia, como parte das ações emergenciais de apoio ao setor cultural pelo Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura e o Ministério da Cultura. (Foto Nti Uirá)