Osba realiza a segunda edição do Projeto OSBArris, no quadrilátero da Biblioteca Central
A Orquestra Sinfônica da Bahia realiza nesta sexta-feira (18), às 19h, a segunda edição do OSBArris, projeto que acontece no Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. A entrada será feita por meio da doação de um quilo de alimento não perecível ao Bahia Sem Fome, programa de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia que tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional no Estado.
O OSBArris desta sexta contará com a regência do maestro Carlos Prazeres e terá o barítono Johnny França como solista. Já o programa trará duas obras de compositores russos: “Tenente Kijé – Op.60”, de Serguei Prokofiev (1891-1953); e “Canções e Danças da Morte”, de Modest Mussorgsky (1839-1881), com orquestração de Dmitri Shostakovitch (1906-1975).
Solista deste concerto, o barítono brasileiro Johnny França é vencedor do 12º e 14º Concurso de Canto Maria Callas, no Brasil, e do Concurso de Canto Linus Lerner em San Luis Potosi, no México. Em 2023, interpretou Euclides da Cunha na ópera “Piedade”, de J. G. Ripper, em sua estreia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
França também tem no seu currículo o papel-título na ópera “Aleijadinho” de Ernani Aguiar e André Cardoso, e ainda participou da “A Ópera dos Três Vinténs”, de Kurt Weil, como Tiger Brown, além da ópera “La Serva Padrona/Livietta e Tracollo”, no Theatro São Pedro de São Paulo, entre outras produções.
Ocupação de espaços
Para o maestro da OSBA, Carlos Prazeres, o OSBArris vem ao encontro do desejo de ocupar o espaço público de Salvador, não só levando música de concerto de qualidade ao público, mas também dialogando com a economia criativa do entorno da apresentação.
“Este projeto é nossa colaboração para a vida cultural dos Barris, um bairro pulsante e que tem este belo espaço, a Biblioteca Central do Estado da Bahia, a mais antiga biblioteca da América Latina”, explica Prazeres.
O OSBArris segue a linha das apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia que buscam dialogar com as festas populares do Estado, como acontece com o São João Sinfônico, o Baile Concerto, entre outros projetos. Faltava, entretanto, algo que remetesse às tradicionais festas de largo, ocupando algum bairro de Salvador. É assim que nasce o OSBArris, projeto pensado para os Barris, este tradicional bairro localizado no Centro da capital baiana.
O evento tem como base o Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado, onde está situada a biblioteca mais antiga da América Latina, com 212 anos de fundação. Além disso, este espaço é um dos pontos de arrecadação do programa Bahia Sem Fome. Sendo assim, para acesso ao concerto, é solicitado a doação de um quilo de alimento não perecível como colaboração ao programa Bahia Sem Fome.
Esta edição do OSBArris tem o patrocínio da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagas, além do apoio da Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) que administra a Biblioteca Central do Estado da Bahia.
OSBA
Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Bahia sem fome
O Bahia sem Fome é o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, e tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional no Estado, garantindo às pessoas em situação de vulnerabilidade social acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequada e saudável, reduzindo os índices de insegurança alimentar grave no Estado da Bahia, com foco nas famílias extremamente pobres no campo e na cidade. Para mais informações sobre locais de doação e sobre o programa, acesse: bahiasemfome.ba.gov.br.
18/AGO (SEXTA) – Segunda Edição do OSBArris
Horário: 19h
Local: Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris)
Entrada: Um quilo de alimento não perecível (para o Bahia Sem Fome)
Regente: Carlos Prazeres | Solista: Johnny França (barítono)
Programa:
Tenente Kijé – Op.60, de Serguei Prokofiev (1891-1953)
Canções e Danças da Morte, de Modest Mussorgsky (1839-1881) – Orquestração de Dmitri Shostakovich (1906-1975)
Patrocínio: Bahiagas | Apoio: Fundação Pedro Calmon