Workshop História da Arte – A espacialidade na pintura da pré-história à contemporaneidade

artista plástica Giovana Dantas ministra workshop nesta sexta-feiradia 04, a partir das 17 horas, no www.oficinasdomam.com.br e pelo canal do Oficinas do MAM no YouTube. O evento é a segunda atividade da programação do projeto Oficinas do MAM-BA. No dia 11 de dezembro, no mesmo canal e horário será a vez dos artistas Yata Andersen e Will Fernandes darem oficina de Arte Digital. Toda programação é gratuita e aberta ao público.

O workshop apresenta uma síntese do estudo da espacialidade na pintura que vem sendo alvo de constantes reformulações nas práticas e teorias estéticas contemporâneas. A pintura como ação, e como meio de expressão simbólica, além de ter códigos diferenciados nas várias culturas do planeta, ao longo da história, não permaneceu estática nas suas concepções técnicas e estéticas.

Artista Plástica, Doutora em Artes Cênicas e graduada em Artes Visuais pela UFBA; professora do Instituto Federal da Bahia-IFBA; e do Curso de Licenciatura em Artes Visuais-UNEB-PARFOR-CAPES, desde 2010, Giovana Dantas abordará neste Workshop de História da Arte a construção de uma espacialidade estética na pintura que já se verifica a partir do Paleolítico Superior da Pré-História (30.000 a 10.00 aC.).

“O desenho da ‘mão em negativo’ nas paredes das cavernas, uma das primeiras manifestações da imagem na história da humanidade, possui a sua referência de espacialidade”, afirma a artista. De acordo com Dantas, na representação do espaço pictórico durante a Idade Média é notável o distanciamento da ideia de perspectiva. Na pintura desse período, há uma superfície delimitada pela margem do quadro que deve ser preenchida.

“Hoje, as tecnologias têm um papel fundamental na formação de novos gêneros e práticas de caráter híbrido. De diferentes maneiras, as obras que resultam de uma multiplicidade de linguagens, associadas às possibilidades das novas tecnologias, abre o campo da arte para infinitas possibilidades. É nesse sentido que as tecnologias da fotografia, do cinema, do vídeo e da computação engendram novos gêneros e são empregadas em consonância com um ‘espaço em obra’”, afirma.

O Workshop contará com intérpretes de libras, no intuito de tornar mais democrático e inclusivo o conhecimento.

MAM é um museu administrado pelo IPAC. O projeto Oficinas do MAM-BA conta com o patrocínio da SICOOB Seguradora e do BANCOOB, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; o apoio do Instituto SICOOB, do Museu de Arte Moderna da Bahia, do IPAC, e do Governo da Bahia; e realização da Trevo Produções, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.