WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a funcionar depois de 7h de pane global
Aos poucos, os usuários do WhatsApp, Instagram e Facebook começam a ter acesso aos serviços das redes sociais, nesta segunda-feira (4). O período de pane global dos serviços durou cerca de 7 horas. No entanto, apesar da retomada, ainda há grande instabilidade nas plataformas, sobretudo no WhatsApp.
A falha que atingiu as três maiores redes sociais do mundo – Instagram e WhatsApp foram incorporadas ao Facebook, de Mark Zuckerberg, – afetou estudantes e trabalhadores várias parte do mundo e se tornou o principal assunto no Twitter, que não teve seus serviços afetados. Até o próprio Facebook fez uso da concorrente para atualizar a situação.
A possibilidade levantada por muitos especialistas é de que houve um erro de DNS – ou seja, é como se o ‘GPS’ dos sites não conseguisse encontrar a rota para levar os usuários até as páginas destinadas. O diretor de tecnologia da empresa (CTO, na sigla em inglês), Mike Schroepfer, não informou o que causou a pane global.
“É interessante separar o sintoma da causa. O erro de DNS é um sintoma e a causa é a interrupção da conectividade dos servidores do Facebook com a internet”, explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.
Com informações do Portal UOL.