Visitas à Lagoa dos Dinossauros em dias mais movimentados serão agendadas
As visitas ao parque da Lagoa dos Dinossauros nas sextas e sábados agora precisam ser agendadas pela internet e a duração do passeio nesses dias é de no máximo 30 minutos. A medida, que visa evitar aglomerações nos dias de maior procura por parte da população, foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (20), durante o ato de vacinação contra a Covid-19 no Hospital Martagão Gesteira, no Tororó.
A novidade já vale para esta sexta (22) e sábado (23). O agendamento, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), que administra o parque, é feito de forma semelhante ao que foi realizado para a Vila da Esperança, no Natal do Campo Grande. O site para agendar a visita é o www. lagoadosdinossauros. salvador. ba. gov. br.
Na página, o usuário precisa preencher o CPF e informar se fará a visita com crianças de até 12 anos, além de preencher uma ficha rápida com outros dados pessoais e de contato. O limite de pessoas simultâneas em cada horário é de 200. Esse também é o limite de público simultâneo de segunda a quinta, só que, nesses dias, o controle de fluxo continua sendo feito sem agendamento, no próprio local, pela equipe da Secis e com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Vale frisar que os agendamentos para as sextas e sábados são individuais, intransferíveis e válidos para apenas uma pessoa. É permitido a uma pessoa fazer apenas um agendamento por dia, a cada cinco dias. O não comparecimento resulta no bloqueio de novos agendamentos. Na entrada do parque, é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto e o QR Code disponibilizado pelo site.
Os horários disponíveis para agendamento são das 8h às 16h20. Crianças de até dois anos não precisam de cadastro. Após os 30 minutos de visitação, há um tempo de 20 minutos para saída do parque. Em relação a animais de estimação, é permitida apenas a entrada de cachorro de pequeno porte.
As medidas sanitárias, a exemplo do uso obrigatório de máscaras, devem ser respeitadas, bem como o protocolo setorial de segurança para os parques, que proíbe, por exemplo, a visitação em grupos e a realização de piqueniques e atividades que gerem aglomerações.
Funcionamento – O parque da Lagoa dos Dinossauros está aberto de segunda a sábado, das 6h às 17h. Na última semana, oito mil pessoas estiveram no local, no Stiep, sendo que 2,4 mil visitantes foram registrados apenas no sábado passado (16) pela Secis.
“Inauguramos a Lagoa dos Dinossauros no início da gestão e se tornou um verdadeiro sucesso, como nós imaginávamos, mas o desejo das pessoas de visitar aumentou, principalmente agora nesse período de verão, em que as crianças que estavam tendo aula remota estão de férias. Passou a ter uma procura muito grande e nós estamos organizando o acesso”, explicou Bruno Reis.
Nova área de lazer – No dia 5 de janeiro, a antiga lagoa dos Frades, que era um espaço abandonado e com incidência de esgoto, próxima ao antigo Centro de Convenções, no bairro do Stiep, foi entregue totalmente requalificada pela Prefeitura e passou a se chamar Lagoa dos Dinossauros.
O local recebeu 13 réplicas dos animais pré-históricos, todas fabricadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). São justamente essas peças que tornam o local tão especial para a criançada, curiosa para conhecer de perto detalhes das espécies antes vistas apenas na telinha.
Além das réplicas dos dinossauros, a lagoa de aproximadamente 16 mil m² foi revitalizada. Um processo de aeração melhorou as condições da água; pontos de despejo de esgoto foram desativados; alevinos foram lançados no local para aumentar a quantidade de peixes que lá ainda viviam e patos também embelezam o novo ponto de visitação da cidade.
O entorno da lagoa possui espaço de convivência, sanitário, novo mobiliário com jogos de bancos e mesa, banheiro para pessoas com deficiência, pergolado, anfiteatro, acessibilidade e quiosques. O local também foi cercado e conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para a segurança e orientação dos visitantes.