Violão e a Palavra celebra 60 anos de Margareth Menezes na 10ª edição da Flica

A 10ª edição da Festa Literária de Cachoeira (Flica), que vai até domingo (6), tem como tema “Liberdade e Literatura Brasis”, na cidade do Recôncavo Baiano. O destaque da programação fica para o projeto O Violão e a Palavra, com a presença de Margareth Menezes, no sábado (5), que comemora 60 anos, às 19h. 

“Esta edição será mais do que especial. Não só pelos 10 anos da Flica, mas por celebrarmos os 60 anos de uma das maiores artistas da música brasileira. Este Violão e a Palavra será um presente da FPC para os baianos”, declara o diretor geral da Fundação Pedro Calmon FPC/SecultBA), Zulu Araújo, que será o mediador do encontro com Margareth.

A carreira da sexagenária faz eco a sucessos como “Faraó”, samba-reggae composta em parceria com Djalma Oliveira, “Dandalunda” e “Toté de Maianga”, parceria com Carlinhos Brown, colecionando 23 turnês internacionais, 15 álbuns e quatro indicações ao Grammy. Voz marcante do carnaval baiano, Margareth é referência para a nova geração da música popular.  
Ainda na programação, a pluralidade na  literatura é discutida em encontros como das poetas Luciane Nascimento e Louise Queiroz, com mediação de Luciany Aparecida, que discute Narrativas Poéticas de um Mundo sob Escombros, e a mesa, O lugar da Autoria Negra nas Academias de Letras, que reúne o antropólogo cachoeirano Ordep Serra e o poeta Wesley Correia, com mediação de Rita Santana.   

Programação Infantil 

A Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP) da FPC, por meio da Biblioteca de Extensão (BIBEX), leva para a programação, atividades lúdicas por meio de contação de histórias, apresentações musicais e teatrais, além de encontros com escritores. 

Destacando personalidades e momentos de nossa história, as ações como o  “O Cortejo Cênico da Independência da Bahia”, representado pela Companhia de Teatro da Biblioteca Monteiro Lobato, narra a presença de heróis anônimos, nos episódios de independência da Bahia e do país. 

A multiartista de 8 anos Lilica Rocha, que soma mais de 250 mil seguidores, também estará presente na Festa. A criança, que se tornou conhecida por cantar e tocar instrumentos, já participou do Domingão do Huck, e foi homenageada pelo cantor Caetano Veloso, por contar “O Leãozinho”. Lilica apresenta a contação musicalizada, “O Sol Reflete”, que conta com 11 faixas voltadas ao público infanto-juvenil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.