“Titane” leva a Palma de Ouro no Festival de Cannes
O Festival de Cannes anunciou a lista de premiados de sua 74ª edição na França. Entre os 24 títulos de todo o mundo que concorriam à Palma de Ouro estavam o drama africano Lingui: The Sacred Bonds, de Mahamat-Saleh Haroun, e a colaboração sublime entre Tilda Swinton e o realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul, Memoria – que levou o Prêmio do Júri.
Mas foi Titane, o surpreendente e selvagem novo filme de Julia Ducournau (cineasta francesa de Raw) que chocou espectadores, o grande vencedor do festival francês deste ano.
“Titane” conta a história de uma jovem mulher que sobrevive a um acidente automobilístico na infância e passa a ter uma relação peculiar com carros na vida adulta. O diretor Spike Lee, presidente do júri, anunciou o filme vencedor mais cedo na cerimônia após um problema de comunicação.
Outras produções que deixaram a Riviera Francesa laureadas na mostra Um Certain Regard também e chegarão ao Brasil pela plataforma MUBI: Lamb, drama islandês dirigido por Valdimar Johannsson e estrelado por Noomi Rapace, vencedor na categoria Originalidade; o poderoso Great Freedom, do austríaco Sebastian Meise, que garantiu o Prêmio do Júri; e o drama russo Unclenching the Fists, de Kira Kovalenko, reconhecido com o Grand Prix.
Veja lista de vencedores:
Palma de Ouro
Titane – Julia Ducournau
Grande Prêmio
Hytti Nº 6 – Juho Kuosmanen
Ghahreman – Asghar Farhadi
Ator
Caleb Landry Jones – Nitram
Atriz
Renate Reinsve – Verdens Verste Menneske
Prêmio do Júri
Memoria – Apichatpong Weerasethakul (Tailândia)
Ha’Berech (Ahed’s Knee) – Nadav Lapid (Israel)
Diretor
Leos Carax – Annette
Roteiro
Hamaguchi Ryusuke e Takamasa Oe – Drive My Car