Temporada de cruzeiros marítimos reflete alta no turismo baiano
O navio Costa Firenze, o maior e mais moderno da companhia Costa Cruzeiros (CC), atracou no porto de Salvador, procedente de Santos, no litoral paulista, com 4.600 passageiros. O capitão Giovanni Cosini e dirigentes da empresa receberam a bordo o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba), Maurício Bacelar, e representantes do trade turístico, para a tradicional troca de placas comemorativas.
“A Bahia tem sido essencial para o fortalecimento dos cruzeiros marítimos, e Salvador consolida-se como importante porto de embarque, com potencial para crescer ainda mais, recebendo navios que usam alta tecnologia”, disse o presidente da CC para a América do Sul, Dario Rustico.
A companhia apresentou as características da embarcação, que tem 323 metros de comprimento, pesa 135 mil toneladas e usa combustível verde. “A preocupação da empresa com o meio ambiente é na mesma linha do trabalho do Governo da Bahia, que fomenta o desenvolvimento do turismo sustentável”, comparou o secretário Bacelar.
O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), Marcos Ferraz, destacou o sucesso da atual temporada no segmento. “É o melhor resultado dos últimos dez anos no Brasil, com 780 mil leitos de ocupação, número comparado com o movimento no Caribe. Na Bahia, serão mais de 100 atracações de navios, em Salvador e Ilhéus”.
O desembarque dos passageiros do Costa Firenze foi em clima de festa, como a percussão do bloco afro Muzenza e baianas típicas, no receptivo oferecido pela Setur-BA. “Como é bom estar na Bahia. Vamos circular pelas imediações do porto e comprar lembranças no Centro Histórico”, disse a paulista Ivone Pereira.
“Só temos que aplaudir as ações da Setur-BA, neste processo de retomada, com a manutenção de uma política eficiente em relação ao turismo no estado”, ressaltou o superintendente executivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), Nelson Daiha Filho, presente no desembarque.