Teatro, dança e canto: Gamboa sedia oficinas artísticas no primeiro trimestre
O público interessado em iniciar 2023 ingressando em uma oficina artística vai encontrar um leque de opções na programação do Teatro Gamboa, a partir deste mês. Abrindo a agenda de opções, no dia 9 de janeiro, entre 10h30 e 12h, a oficina Canto e Dança para Jovens Adultos, promovida pelo coletivo LibérArte, estreia a programação das atividades formativas.
Nela, as pessoas vão se expressar livremente e exatamente como são por meio de atividades de música e dança, sem ser necessário qualquer experiência prévia nessas áreas para participar das atividades propostas. O trabalho será realizado com voz e movimento.
Também neste dia, mas pela tarde, entre 15h e 16h30, o coletivo realiza a oficina de canto e dança voltada para pessoas inter, não binárias, trans e agênero. As oficinas são gratuitas, inscrições e informações no Instagram @liberarte.music. As aulas voltam a acontecer ainda nos dias 16, 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro.
Na terça-feira (10), a premiada atriz, diretora, professora e terapeuta junguaina Andrea Elia inicia uma oficina de teatro dividida em três públicos: entre 16h e 17h30 será para crianças de seis a dez anos; das 17h30 às 19h a turma juvenil, entre 11 e 15 anos; e 19h às 20h30 a turma adulta. “Um Palco Todo Seu” dá nome ao projeto que segue até abril, voltado para o teatro terapêutico para que os participantes possam expressar criativamente no palco, diferentes partes de cada um.
Os integrantes vão vivenciar a auto expressão, expandindo os sentidos para uma comunicação mais plena. Andréa Elia, gestora do Curso Ato de Teatro há vinte e cinco anos, vem utilizando nos âmbitos educacional e corporativo o teatro como canal de liberação sensorial do corpo e da voz, movendo emoções inspiradas por vozes dramatúrgicas adaptadas às turmas.
Através de uma metodologia personalizada com base nas técnicas de improvisação de Stanislavski, Viola Spolin, Yoshi Oida, com práticas corporais divertidas, Andréa Elia maneja o palco como espaço criativo onde os integrantes inspirados por temas mobilizadores, irão atuar com maior desenvoltura, protagonizando suas ações no palco e na vida. Os encontros acontecem de janeiro a março, com um espetáculo cênico que vai concluir o trabalho. Inscrições via telefone no (71) 98270 6986, ou através do e-mail cursoato@gmail.com.
Nos dias 28 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro, acontece a oficina Roda de Vozes, que tem a proposta de conhecer a própria capacidade vocal através de gritos e silêncios, ritmos e melodias, cores e texturas. As oficinas serão ministradas pela cantora e compositora argentina Cecília Manuela Cora, que desde a infância naturalizou o jazz dentro de casa, junto à Bossa Nova e diversos gêneros brasileiros, bem como o folclore argentino e latino-americano.
Atualmente, seu foco está na integração de elementos da música da Argentina e Brasil. No dia 5, pela tarde, haverá um show que apresentará o resultado das aulas. As inscrições podem ser feitas via whatsapp, no número +543541599008, ou no Instagram @cecicorawilson.