Smed promove primeiro encontro de formação continuada de professores
1ª edição do encontro formativo “A Rede Aprende com a Rede”, realizado através da Gerência de Formação e Monitoramento da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed). A atividade teve como objetivo promover escutas pedagógicas que produzam acervo curricular para o planejamento das agendas de formação continuada com os profissionais da rede municipal de ensino, neste ano de 2024.
O encontro aconteceu no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no bairro do Costa Azul, e teve a participação de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores para detalhamento de pautas formativas mais urgentes e prioritárias a serem desenvolvidas.
Professora da rede municipal há nove anos, Cristina Souto atua na Escola Municipal Vila Vicentina, na Liberdade, e vê a iniciativa como uma forma de participação. “Somos professores, mas precisamos a cada dia aprender mais. Essa é uma proposta nova onde podemos participar e dizer o que a gente vê sobre a nossa realidade que precisa ser melhorado. É uma iniciativa muito importante e que será de grande ganho para nós, professores, neste ano de 2024”, disse a docente.
Durante o encontro, a coordenadora de formação, Mariana de Jesus, realizou um movimento de escuta pedagógica para adentrar as pautas. “Dedicamo-nos a escutar as diferentes demandas emergentes dos mais variados segmentos, que serão contemplados com ofertas formativas pautadas no desenvolvimento profissional de todas as pessoas que atuam nos processos educativos da cidade de Salvador”, explica.
A profissional ressalta ainda que o exercício de ouvir os educadores ratifica o compromisso de considerar os contextos regionais, sem desprezar a noção sistêmica e institucional. “Reiteramos a compreensão adotada nesta iniciativa que salvaguarda o lugar da formação como um espaço de valorização profissional e de atualização de práticas, com o objetivo de qualificar o exercício educativo na direção da garantia das aprendizagens dos estudantes matriculados em nossas unidades escolares, além do apoio ao desenvolvimento sociocultural promovido às comunidades que circundam o atendimento educacional em nossa cidade”, enfatizou Mariana.