SDR articula retomada da política de formação de estoques públicos a partir do sisal
Como forma de incentivo à produção do sisal, sistema responsável pela renda direta de cerca de 35 mil produtores rurais e mais de 500 mil baianos e baianas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) esteve em visita técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em áreas de plantio do Agave, no município de Valente. Na ocasião, foi anunciado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o investimento de R$ 10 milhões para compra da fibra do sisal da mão de famílias agricultoras.
A ação, que faz parte da parceria entre Governos Federal e Estadual, está sendo formatada e vai ser articulada por meio da aquisição de produtos para formação de estoques públicos. Essa é uma estratégia de incentivo de plantio, garantia de preço mínimo do produto, asseguração de renda para o homem e a mulher do campo, além de regulação do abastecimento interno e consequentemente diminuição da inflação nos preços. Segundo o Superintendente Regional da CONAB na Bahia, Emanuel Carneiro, “dará um suporte e um desafogamento na produção presa do agricultor familiar”.
Presente na visita, o secretário da SDR, Osni Cardoso, explica que a ideia é que a Bahia dê um salto na produção. “A seca voltou e precisamos motivar a cadeia produtiva. Esses investimentos vão facilitar para que muitas famílias voltem a produzir e obviamente a ter uma renda digna. Estamos falando de uma pluralidade de regiões que têm importantes produções, desde o território do Sisal, até em municípios de outros territórios, como Campo Formoso, Várzea Nova e Jacobina. O Governo do Estado está providenciando o aluguel de armazéns que estocarão estes produtos que posteriormente vão a leilão”.
Tecnologia
O sisal é a principal fibra dura produzida no mundo, representando aproximadamente 70% da produção comercial das fibras naturais. Pensando na otimização de sua comercialização e na segurança do agricultor e agricultora familiar que vive da atividade, na visita também foi apresentada uma máquina desfibradora da planta, a Faustino IX, ao MDA, que se comprometeu em buscar parcerias para o desenvolvimento tecnológico do equipamento.
“Nossa vinda é fundamental para dar uma nova vida ao sisal, conhecer melhor e apontar saídas em conjunto. Utilizando ele como um todo, a gente pode superar esse período da seca e dar um salto de qualidade. Queremos trabalhar para que ela [a Faustino IX] possa chegar em outras localidades e regiões”, relata o Secretário Nacional do MDA, Milton Fornaziere.
Também estiveram presentes na agenda o Superintendente do MDA na Bahia, Erisvaldo Ferreira, a diretora do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Rose Pondé, a secretária estadual de Política para as Mulheres, Elisângela Araújo, dirigentes da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB), além de deputados, prefeitos, vereadores e secretários de agricultura familiar da região.
Fonte: Ascom/SDR