Sashimi, niguiri, uramaki ou hossomaki? Entenda a diferença entre os pratos japoneses
Apesar de ser um dos estilos gastronômicos mais pedidos pelos brasileiros, a maioria das pessoas desconhece o nome dos pratos japoneses
Apesar de ser um dos estilos gastronômicos mais pedidos pelos brasileiros via delivery, a maioria das pessoas desconhece o nome dos pratos japoneses, afinal são tantos. Niguiri, sashimi, uramaki ou hossomaki: você conhece cada um desses pratos?
Pra te ajudar a diferenciar os tipos de prato, o chef do restaurante japonês Nozu, Adelson Satiro, explicou um pouco sobre os principais itens dessa culinária tão rica em cores e variedade de sabores. Confira:
O sashimi é feito com fatias finas de peixe cru ou frutos-do-mar. Geralmente, esse prato recebe o tempero de shoyu ou de raiz forte, o famoso Wasabi, que além de temperar tem a função bactericida.
É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer “fino” e maki significa “enrolado”, daí, “enrolado fino”. Conforme o recheio usado, o hossomaki leva um nome diferente: Tekka maki – de atum; Kapa maki – de pepino e Shake maki – de salmão.
Muito popular, o niguiri é o bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru. As pessoas tendem a “molhar” o arroz do niguiri no shoyu, mas o correto, conforme a cultura oriental, é “molhar” o peixe. Além dos niguiris tradicionais, o Nozu oferece em seu cardápio o niguiri trufado de salmão e polvo e uma opção criativa do niguiri faz parte do combinado veggie: o niguiri de manga com cogumelo portobelo
É o sushi feito com arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer “fora”. O uramaki vem com gergelim que, além de decorar, dá um sabor especial. O mais conhecido é o uramaki Califórnia, feito com manga, pepino e kani.
Opção que caiu no gosto dos brasileiros, é o cone de alga com arroz e o recheio conta com uma infinidade de sabores e variações. Seu nome significa “enrolado na mão” (Te = mão).