Santo Jazz agita o coreto do Santo Antônio Além do Carmo
O coreto do Largo do Santo Antônio Além do Carmo será o mais novo palco para o Jazz em Salvador. É que nos dias 24, 25, 29 e 30, das 17h30 às 19h, serão realizadas as apresentações do “Santo Jazz”, projeto que levará a um dos lugares mais cults da cidade a música que mundialmente é reconhecida por sua criatividade e elegância. O Santo Jazz faz parte da programação do Festival da Primavera 2022.
Com a curadoria do músico francês Laurent Rivemales, se apresentam, com seus grupos, alguns dos melhores músicos que atuam na Bahia: no sábado, dia 24, Felipe Guedes Trio; no domingo, dia 25, Jordi Amorim Trio. Na semana seguinte tem na quinta-feira, dia 29, Bruno Aranha Trio e na sexta-feira, dia 30, Kakau Araújo Trio Os shows são gratuitos.
Realizado pela Sole Produções o Santo Jazz busca criar espaço para música instrumental no Centro Histórico, movimentar com ações culturais e que fomentem economicamente o bairro do Santo Antônio Além do Carmo, além de dar uma impulsionada na cena de Jazz de Salvador, que apesar de ser intitulada a “Cidade da Música” tem muito poucos espaços para a música instrumental.
O Santo Jazz aproveita um cenário perfeito, num bairro que respira cultura, arte e história e entrega a nossa cidade música de primeira qualidade, muito bem executada, com ótima qualidade técnica e dessa forma abre uma janela para outros sons, outras oportunidades. O Santo Jazz também quer contribuir para a diversificação musical, a experimentação, levando o Jazz Instrumental a pessoas que muitas vezes nunca tiveram contato diretamente com esse ritmo. Há nesse projeto um pouco de educação, experimentação sensorial, tradição e respeito a música e aos grandes mestres do Jazz no Brasil e no mundo.
Sobre Laurent Rivemales
Francês, proveniente de Montpellier, iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade com o trompete. Três anos mais tarde começou a estudar bateria, instrumento no qual realizou sua formação no conservatório de Perpignan – França. Possui diploma MIMA – (Músico Interprete da Música Atual) – expedido com FNEIJMA (Fédération Nationale des Ecoles d’Influence Jazz et Musiques Actuelles).
Sua experiência profissional começou aos 19 anos, fazendo shows e dando aulas de bateria. Graças a sua musicalidade e talento, contribuiu para o projeto artístico de diversos músicos (Raphaël Lemonnier, Jérôme Dufour, Sébastien Falzon, Brice Soniano, Ludovic de Pressac, Nicola Sabato, Cédric Chauveau e Fabien Mary).
A primeira banda que criou, em 1994, intitulada “Invitation Jazz”, o fez participar de vários festivais de Jazz em toda a França. Alguns anos mais tarde, em 1999, idealizou a criação do grupo “Swing Macadam”, com a concepção original de tocar jazz na rua com um palco móvel.
Laurent Rivemales gravou seu primeiro CD em 2002, onde reuniu os melhores momentos de seu projeto desenvolvido no clube de Jazz “La Station Mir”. Em 2005, chegou ao Brasil, em Salvador, onde criou o espaço musical “Fuarfuia”, palco para diversos projetos artísticos, onde além do jazz, fomentou a expressão de outros ritmos musicais ligados à cultura regional, contando com a presença da Orquestra Rumpilezz, Mariene de Castro, Armandinho, Margareth Menezes, dentre outros artistas e grupos musicais. Atualmente, Laurent produz o projeto “Jazz na Avenida”, idealizado por ele e o “Eco Jazz Festival”.
Festival da Primavera 2022 – Uma rica programação cultural e gastronômica tomou conta do Centro Histórico de Salvador durante o Festival da Primavera, que será realizado até 25 de setembro pela Prefeitura de Salvador e pela Saltur – Empresa Salvador Turismo, com apoio da ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor. Shows e apresentações de orquestras no Largo do Pelourinho e no Largo do Cruzeiro do São Francisco, Festival Primavera Gourmet, tendo como fonte de inspiração a cachaça baiana, com a participação de 22 bares e restaurantes e exposição de cachaças da Bahia.
Acompanhe pelo instagram @pelourinho_salvador
Ou pelo site www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.