Salvador: Mariana Moreno estreia adaptação virtual de ‘Uma Mulher Impossível’

Uma mulher, como muitas que conhecemos, passa a receber cartas eróticas anônimas. Quem é Ele? E por quê pra Ela? Este é o enredo de “Uma mulher impossível (em casa) ”, espetáculo que estreia sua adaptação virtual e ao vivo pelo canal do YouTube do Teatro Vila Velha, no dia 28 de fevereiro, às 21 horas. Com acessibilidade garantida através de tradução em libras, ganha ainda a re-exibição dias 9 e 11 de março de 2021 também, no mesmo horário.

Com forte influência da linguagem cinematográfica e sua potencialidade, esta versão para Teatro Digital do espetáculo homônimo da ATeliê voadOR, tem roteiro de Djalma Thürler e direção de Marcus Lobo, com a atuação de Mariana Moreno (Prêmio Braskem de Teatro na categoria melhor atriz em 2018).

“Uma mulher impossível (em casa) ” busca romper com os silêncios impostos frente ao que se deve ser, convidando espectadoras e espectadores a pensar sobre o que ecoa da (im)possibilidade e da potência de ser mulher, num mosaico complexo entre realidade e ficção que cabe ao público montar. O espetáculo traz debates sobre machismo, repressão e sexualidade feminina.

O solo surge no contradiscurso de valores hegemônicos e do apagamento/silenciamento histórico das mulheres na sociedade, fazendo coro à outras lutas pelas liberdades e igualdade de direitos e visando ampliar os espaços de debate, como viés para reflexão e transformação.

Com a utilização dessa linguagem híbrida, o espetáculo – que tem um caráter intimista – sai dos palcos e espaços culturais alternativas e ocupa um apartamento, a ser utilizado como “set-espaço itinerante de encenação” no intuito de enfatizar detalhes, respirações de cada cena e se aproximar do público remoto, inserindo-o no universo da narrativa.

A pauta, sempre urgente, torna-se ainda mais imperativa com o atual momento político de retrocesso e falta de perspectiva, agravado por uma pandemia com impacto devastador para as mulheres, pela perda de emprego e/ou diminuição das produções profissionais e científicas, acúmulo de funções domésticas, aumento de casos de violência e depressão.

Em 2020, o mundo parou com a pandemia do Covid-19 e artistas de todas as partes do mundo, resistentes, combativos e sensíveis por instinto, encontraram nas plataformas digitais o caminho/hibridismo para o fomento e à difusão de suas linguagens. Nesse contexto, “Uma mulher impossível (em casa)” surge como mais um investimento nas discussões sobre teatro e sociedade, propondo um jogo de ilusão em que o real e a ficção se interpenetram.

“Uma mulher impossível #emcasa” é mais uma experimentação do entrelaçamento de técnicas, conceitos e recursos teatrais e audiovisuais. A versão para o Teatro Digital pretende dar maior visibilidade à obra, aos debates e reflexões que ela suscita, como a questão da submissão feminina.

Em cena, uma artista engajada, carregada de subjetividade, que se coloca em cena como agente social que media o debate contemporâneo. “Estreamos em 2017 e tínhamos um panorama machista que não se enfraquece. Os dados estatísticos de 2020 mostram que durante a pandemia os casos de violência doméstica aumentam. Uma mulher impossível (em casa) é mais um convite a se pensar, em nome de todas as mulheres, sobre as violências sociais estruturantes e machistas”, reforça Mariana Moreno.

Uma mulher impossível (em casa) conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Ficha técnica

Djalma Thürler – Autor e Diretor

Marcus Lobo – Diretor / Iluminador

Mariana Moreno – Atriz / Produtora

Duda Woyda – Produtor

Roberta Dantas – Diretora musical

Luiz Santana (Rainha Loulou) – Figurino, cabelo e maquiagem

Assessor de imprensa: Theathe Comunicação

Tradutora de libras: Aline Ferreira Suzart

Equipe de Transmissão: Lucas Lima

Parceiros: Teatro Vila Velha; Baú Produções e Villa Salute

Realização: ATeliê voadOR Teatro

Agenda

O que: Espetáculo ‘Uma mulher impossível’ – com Mariana Moreno

Quando: 28 de fevereiro, às 21h; dias 9 e 11 de março (exibição durante 24h)

Link de transmissão: Youtube do Teatro Vila Velha

(https://www.youtube.com/user/teatrovilavelha/featured)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.