Salvador ganha da Índia estátua de Gandhi
A Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio, ganhará uma estátua conhecida como “Gandhi Andante”. A peça simula o movimento de caminhada do líder indiano Mahatma Gandhi e foi doada para Salvador pelo governo da Índia, via embaixada no Brasil. A entrega da obra artística acontecerá nesta quinta-feira (08), às 10h. Na mesma ocasião, o prefeito ACM Neto fala sobre as ações de combate à Covid-19.
O evento terá a presença do embaixador indiano Suresh K. Reddy e do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo, além da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. Medindo 1,94 metros de altura e pesando aproximadamente 400 kg, a estátua foi esculpida em bronze pelo artista Gautam Pal e simboliza a “Marcha do Sal”, movimento liderado por Gandhi em 1930 contra a proibição da extração de sal na Índia colonial imposta pelos britânicos.
Existem monumentos do “Gandhi Andante” em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, São Francisco, Nova Déli, Washington, Moscou e Budapeste. No Brasil, há exemplares localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Londrina (PR).