Salvador avança na Educação Infantil com novas unidades de ensino
No Dia Nacional da Educação Infantil, Salvador tem motivos para celebrar os avanços conquistados neste setor, a partir de esforços realizados nos últimos anos pela Prefeitura. A rede física, por exemplo, recebeu um incremento substancial com a entrega de novas unidades de ensino para contemplar ainda mais crianças, oferecendo infraestrutura, qualidade e suporte para a comunidade escolar.
Apenas neste ano de 2022, a administração municipal entregou à população três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em diferentes regiões da capital, garantindo o acesso dos pequenos soteropolitanos ao universo da educação. As unidades beneficiam crianças de dois a cinco anos de idade.
O equipamento mais recente inaugurado foi o CMEI Castro Alves, situado na Rua Professor Jairo Simões, no Imbuí, entregue no início de agosto. Nesta unidade o investimento municipal foi de R$5 milhões. A estrutura de 1,8 mil m² de área construída conta com dez salas climatizadas, biblioteca e espaço de lazer, dentre outros espaços de convivência com total acessibilidade. Com a reconstrução da unidade de ensino, o CMEI passou a ter capacidade de atender 250 alunos por turno.
A Cidade Baixa também recebeu um incremento no segmento da educação infantil este ano com a chegada do novo Centro Municipal de Educação Infantil Eloyna Barradas, na Ribeira. A reconstrução da escola teve um investimento da ordem de R$13,6 milhões, sendo R$9 milhões de recursos próprios da prefeitura.
Inaugurado em março deste ano, como parte das comemorações pelo aniversário da capital, o CMEI possui 22 salas de aula climatizadas, acessibilidade total com rampa, sala multiuso e de artes, pátios coberto e descoberto, parque infantil, solário e diversas outras dependências. A infraestrutura garante que os profissionais tenham os recursos necessários para qualificar ainda mais o ensino ofertado às crianças.
Ampliação da rede – O Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Luta, que foi completamente reconstruído na Rua Thomaz Gonzaga, 150, em Pernambués, foi o primeiro espaço com este formato entregue este ano. Com investimento de R$3 milhões, o CMEI foi completamente reconstruído e o antigo prédio de pré-moldado, que sofria com infiltrações, foi substituído por uma estrutura nova, moderna e aconchegante. Agora as crianças contam com 1,3 mil m² de área construída para suas atividades, sendo dez salas climatizadas, acessibilidade com elevador, brinquedoteca, solário, recreio coberto, parque infantil e diversos outros espaços.
O titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Marcelo Oliveira, destacou como investir na infraestrutura das escolas é positivo para que a capital avance no aperfeiçoamento da educação ofertada às crianças. “É um grande esforço da Prefeitura para realizar investimentos no setor. Cada inauguração de unidade oferece uma gama ainda maior de qualidade e competência para a educação soteropolitana. Espero que possamos ofertar uma educação que possa abrir para nossas crianças as portas do mundo”.
E os projetos da Prefeitura para ampliar a oferta de Centros de Educação Infantil não param. O bairro do Rio Sena, por exemplo, será contemplado em breve com uma unidade de ensino dedicada à educação infantil. O CMEI faz parte da quarta etapa do projeto Novo Mané Dendê e deverá ter soluções técnicas que promovam condições de sustentabilidade, a exemplo de geração de energia solar, materiais naturais e recicláveis, aproveitamento de água, tratamento de resíduos e paisagismo produtivo.
Pé na Escola – Além dos investimentos na rede física, a Prefeitura também desenvolve o programa Pé na Escola, que ampliou o acesso das crianças no segmento da Educação Infantil. Na prática, a Prefeitura compra vagas em escolas particulares para que os estudantes matriculados na rede pública, mas que não conseguiram vaga, tenham onde estudar.
Em 2022, o município conta com 58 unidades escolares parceiras, ofertando 7.267 vagas de creche e 6.626 de pré-escola, totalizando 13.893 vagas. O investimento é de quase R$55 milhões.