Roda do Destino: longa de Ryûsuke Hamaguchi, diretor indicado ao Oscar 2022, chega ao À La Carte
A programação desta semana do Belas Artes À La Carte está recheada de novidades! Além das já tradicionais cinco estreias que chegam ao catálogo na quinta-feira, 17 de março, o streaming traz em seus Super Lançamentos “Roda do Destino”, do japonês Ryûsuke Hamaguchi.
O longa, ganhador do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim de 2021 e que continua em cartaz nos cinemas, pode ser alugado por R$ 12,90, a partir de sexta-feira (18). A outra novidade é a terceira e última temporada de House of Cards, da BBC Studios, série dos anos 1990 que inspirou a versão americana. Ela estará disponível a partir do dia 21 de março.
Os destaque das estreias da semana são “Farrapo Humano” (1945), de Billy Wilder, longa vencedor do Oscar 1946 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Ator (Ray Milland) e “Brancaleone nas Cruzadas” (1970) dirigido por Mario Monicelli e estrelado por Vittorio Gassman, sequência de “O Incrível Exército Brancaleone” (1966), do mesmo diretor.
Completam a programação a comédia “Escândalo na redação” (2005) que aborda o sensacionalista mundo dos tabloides britânicos; o drama “A Condenada” (2015) uma coprodução entre França e Bélgica, dirigido por Audrey Estrougo, e o nacional “Guerra dos pelados” (1970), filme de Sylvio Back baseado no episódio histórico da Guerra do Contestado (1912-1916).
Confira abaixo as sinopses do filme e de House of Cards.
Farrapo Humano (The Lost Weekend)
EUA, 1945, Drama, 101 min
Direção: Billy Wilder
Elenco: Ray Milland, Jane Wyman e Phillip Terry
Sinopse: Vivendo em Nova York, Don Birman sonha ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio mental. Ele então se deixa dominar completamente pelo álcool e passa a ter, como única meta, obter dinheiro para continuar se embriagando, esquecendo das pessoas que o rodeiam e que sofrem por vê-lo neste estado. A namorada, Helen St. James, editora de uma revista, quer ajudá-lo, mas ele bebe cada vez mais.
Curiosidades: Vencedor do Oscar 1946 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Ator (Ray Milland). O diretor Billy Wilder afirmou que a indústria americana de bebidas alcoólicas ofereceu à Paramount Pictures US$ 5 milhões para não lançar o filme, e ele sugeriu que teria aceitado se tivessem oferecido a ele pessoalmente. Por este filme, Billy Wilder se tornou a primeira pessoa a ganhar o Oscar de Melhor Diretor e Melhor Roteiro pelo mesmo filme.
Para conseguir a aparência esquelética e abatida de um viciado, Ray Milland fez uma dieta radical à base de torradas, café, suco de toranja e ovos cozidos e, posteriormente, emagreceu muitos quilos.
Brancaleone nas Cruzadas (Brancaleone alle Crociate)
Itália | Argélia, 1970, Aventura, 116 min
Direção: Mario Monicelli
Elenco: Vittorio Gassman, Adolfo Celi e Sandro Dori.
Sinopse: O aventureiro Brancaleone, e seu exército de trapalhões partem para um outro desafio – a conquista do sepulcro sagrado, porém todo seu exército é massacrado em um combate. Depois, em seu caminho se unem a ele um anão, uma bruxa maluca, um masoquista que chora copiosamente quando Brancoleone o chuta. Em sua cruzada, nosso destemido cavaleiro acaba se envolvendo em um conflito entre dois rivais, o Papa Clemente e o Papa Gregório.
Reino Unido, 2005, Comédia, 123 min
Direção: Mary McGuckian
Elenco: Rupert Graves, Jennifer Jason, Leigh Lucy Davis
Sinopse: Um romance que se desenrola no sensacional e sensacionalista mundo dos tabloides britânicos. Ao longo de uma semana, os jornalistas do tabloide ‘The Rag’ descobrem e fabricam tantos escândalos quanto podem colocar em suas mãos.
A Condenada (La Taularde)
França | Bélgica, 2015, Drama, 98 min
Direção: Audrey Estrougo
Elenco: Sophie Marceau, Marie-Sohna Condé e Marie Denarnaud.
Sinopse: Para salvar o homem que ama da prisão, Mathilde assume o seu lugar ajudando-o a fugir. Desde então, ela passa a depender exclusivamente dele para sobreviver na cadeia, mas ele a abandona sem dar notícias. Isolada e sustentada apenas pelo filho, ela passa a ser identificada como “presidiária nº 383205-B”. Será que Mathilde vai se conformar em ser uma condenada como outra qualquer
Curiosidades: Neste filme, o nome do marido da personagem de Sophie Marceau é Adrien Leroy, em referência do ator principal do famoso filme de prisão francês “A Um Passo da Liberdade” (1960), de Jacques Becker, que se chamava Philippe Leroy.
O papel de Sophie Marceau é semelhante ao de “Prenda-me” (2013), onde ela interpretou uma mulher que se entrega para ser presa após o assassinato de seu marido abusivo. O ator Benjamin Siksou, que interpreta Adrien Leroy, atuou no filme “Azul é a Cor Mais Quente”.
Guerra dos pelados
Brasil, 1970, Drama, 98 min
Direção: Sylvio Back
Elenco: Irineu Adami, Otávio Augusto, Stênio Garcia, John Herbert, Zózimo Bulbul e João Miguel Barbizan
Sinopse: Em 1913, no estado de Santa Catarina, o Governo cede algumas terras a uma empresa ferroviária estrangeira, dando origem à revolta dos antigos proprietários das terras. O episódio ficou conhecido como Guerra dos Pelados.
Super Lançamento: Roda do Destino
A partir de 18 de março
O cinema do japonês Ryûsuke Hamaguchi é o da investigação das relações pessoais, especialmente as amorosas, e aquelas governadas pelo acaso. Ganhador do Grande Prêmio do Júri, no Festival de Berlim de 2021, “Roda do Destino” é um tríptico protagonizado por personagens femininas. Com forte influência da literatura, Hamaguchi, que também assina o roteiro, apresenta três curtas que são interligados pelo tema e a forma.
O primeiro dele se chama “Mágica (ou Algo Menos Assegurador)”, e tem, ao centro, a modelo Meiko (Kotone Furukawa) que precisa aprender a lidar com seus sentimentos quando sua melhor amiga começa a namorar seu ex-namorado.O segundo filme da coletânea é “Porta Bem Aberta”.
Nele, uma jovem Nao (Katsuki Mori) é induzida, pelo seu colega e amante, o estudante Sasaki (Shouma Kai), a seduzir um professor (Kiyohiko Shibukawa) para o incriminar. O plano acaba transformando a vida dos três. Por fim, o último segmento, “Outra Vez”, traz a história de duas mulheres, Natsuko (Fusako Urabe) e Nana (Aoba Kawa), que se conhecem por acaso numa estação de trem, e desse encontro percebem que uma pode ajudar à outra.
Roda do destino (The wheel of fortune and fantasy)
Direção: Ryûsuke Hamaguchi
Japão, 2021, 121 min
Elenco: Kotone Furukawa, Kiyohiko Shibukawa, Katsuki Mori, Fusako Urabe
Sinopse: Três histórias, todas protagonizadas por personagens femininas, falam dos encontros e desencontros da vida, os caminhos percorridos, e o poder do acaso na transformação e nos relacionamentos humanos. Um triângulo amoroso inesperado, um plano de sedução e vingança, e um encontro a partir de um mal-entendido são os elementos que governam cada um dos curtas que compõem esse tríptico, centrado em personagens divididos entre a escolha e o arrependimento.