Rita de Cássia é velada em cerimônia aberta ao público em Alto Santo, no Ceará
Morreu a cantora e compositora Rita de Cássia, considerada um dos maiores nomes do forró.
A artista, que tinha 50 anos, estava internada em um hospital de Fortaleza, no Ceará, para tratar uma fibrose pulmonar.
A carreira de Rita teve números impressionantes e parcerias com nomes de peso do forró.
Natural da cidade de Alto Santo, no Ceará, a artista tem mais de 500 composições em seu nome, com sucessos gravados por artistas como Aviões do Forró, Mastruz com Leite, a cantora Eliane e o cantor Frank Aguiar.
Entre os hits compostos por Rita estão Meu Vaqueiro, Meu Peão, Saga de um Vaqueiro, Brilho da Lua e Jeito de Amar.
Além das músicas que escreveu para outros artistas, Rita lançou as próprias canções. Ao longo de sua carreira, ela teve 12 discos ao lado do irmão Redondo e da Banda Som do Norte, além de 5 discos de voz e violão.
Rita também chegou a gravar um DVD e estava fazendo shows solo nos últimos tempos.
Em sua carreira, ela recebeu inúmeros prêmios por seu talento para a composição, como o Prêmio Jackson e Gonzagão. Na cidade de Campina Grande, na Paraíba, ela foi eleita “a maior compositora de forró do Brasil”.
As composições de Rita eram apreciadas e respeitadas por diversos cantores, cantoras e bandas. Isso se refletiu nas homenagens que ela recebeu nas redes sociais.
A banda Mastruz com Leite, que gravou sucessos da artista, divulgou uma mensagem especial após a morte dela: “Pra viver eternamente! Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto. Tudo isso faz parte da nossa história e será lembrado por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo. Seu legado será eterno, Rita de Cássia”.
“Descanse em paz, jamais será esquecida!”, escreveu o cantor Wesley Safadão no último vídeo publicado por ela. “Minha poetisa Rita de Cássia, o forró está de luto. Você será eterna em nossos corações”, escreveu Xand Avião.
As composições de Rita eram consideradas verdadeiros poemas por artistas e admiradores. “Descance em paz, minha poetisa, seus versos e voz jamais serão esquecidos”, disse o cantor Jonas Esticado. “Queria externar a minha saudade. Acho que Rita de Cássia vai deixar muita saudade pra todos nós. Uma inspiração, uma referência feminina, compositora das grandes”, homenageou a atriz e cantora Lucy Alves.
Elmano de Freitas, governador do Ceará, publicou uma foto de Rita de Cássia e lamentou a perda: “O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró. Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país”.
Na virada do ano, Rita fez sua última públicação nas redes sociais e desejou um feliz ano novo aos seguidores. Nas imagens, ela está com a voz fraca por conta da doença que enfrentava.