Projeto MURAL (Movimento Urbano de Arte Livre) entrega 4 novas obras de arte verticais ao Comércio

Como a Arte pode trazer leveza, reflexão e acolhimento mesmo num momento de distanciamento social causado por esta Pandemia que enfrentamos? Pela importância que a Arte e Cultura tem exercido neste momento tão difícil, o tema “Separado é Tudo Junto” foi o escolhido para esta segunda edição do Projeto MURAL (Movimento Urbano de Arte Livre) que acaba de entregar 04 murais artísticos de grandes dimensões para a capital baiana, na região do Comércio, no centro antigo da cidade. Os artistas Anderson Santos, Stella Bosini (La Mona), Oliver Dórea e o duo Dois Detalhes, formado por Tiago Ramsés e Ananda Santana foram os selecionados para este novo desafio: criar murais de 26 a 35 m de altura inspirados nesta temática, e o fizeram com maestria.

A dupla Dois Detalhes apresentou o seu mural batizado de “Abraço Ancestral”. Ele está localizado no Edifício Frutosdias, Av. Estados Unidos, 50. Bem perto dele, do outro lado da rua, o artista Anderson Santos transpôs para sua criação, a vontade reprimida de reunir a família em um banho de mar. A obra “Banhistas” está na empena do Edifício Guarabira, Av. Estados Unidos, 82. Não muito longe, no Edifício Joaquim Barreto de Araújo, na Avenida Estados Unidos, 528, está o mural que recebeu o título de “A Chave”. A arte é de Oliver Dórea, que confessou ter o sonho de fazer algo tão grandioso, desde o início de sua trajetória. O quarto trabalho desta edição, proposto pela artista Stella Bosini, foi instalado no Edifício Serra da Raíz, na Rua da Grécia, 8, com título “As Guardiãs”.

As obras se complementam aos 10 murais realizados em 2016 na primeira edição do Projeto MURAL, além das intervenções artísticas do recente projeto RUA – Roteiro Urbano de Arte, dos painéis da Codeba e das belezas da diversidade de estilos arquitetônicos deste antigo centro financeiro de Salvador, o bairro do Comércio. Uma região portuária belíssima que foi palco do movimento muralista intenso ocorrido em Salvador na década de 1950 e 1960, por nomes como Carybé e Carlos Bastos, com obras que se encontram em perfeito estado até hoje em diversas edificações do bairro. Esta grande galeria de arte ao ar livre está à disposição da população, que também poderá conferir as obras dos artistas participantes do Projeto MURAL sem sair de casa, acessando o site www.projetomural.art.br e a rede social @projeto.mural no Instagram.

O projeto MURAL tem curadoria do artista, professor, e doutor em Artes Visuais pela UFBA, Zé de Rocha e da jornalista e produtora cultural, Vanessa Vieira, também idealizadora do projeto. A realização é da Trevo Produções, nesta segunda edição, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.