Programação marca luta de Grupo de mulheres com endometriose por qualidade de vida e políticas públicas

Março é o Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose. Na Bahia, o Endobaianas (Grupo de Mulheres com Endometriose da Bahia) encabeça uma série de inciativas que visa marcar o movimento Março Amarelo. Através do projeto EndoAlerta, as integrantes chamam atenção para as suas principais lutas: Acolhimento, disseminação de informações, conscientização e acesso ao diagnóstico e tratamento especializado.

“Nossa luta é diária, durante todo o ano apoiamos umas às outras, e reivindicamos direitos que podem garantir a qualidade de vida para nossas endoirmãs. É muito duro ver mulheres perdendo empregos por causa dos sintomas, casamentos por preconceito e falta de apoio, em especial, meninas que perdem os seus úteros porque encontraram médicos desatualizados. No Março Amarelo temos uma oportunidade especial de falar sobre a doença e amparar nossas Endoirmãs”, destaca Mayra Damasceno, coordenadora do EndoBaianas.

A ativação do grupo no mês de março conta com uma programação especial, e ocorre entre os dias 18 e 28. A edição 2022 do EndoAlerta traz três importantes atrações: Exposição fotográfica, Talk Show com especialistas e semana de lives.

“Nossa exposição está muito interessante. Utilizamos da arte para apresentar os principais sintomas da doença, para retratar nossas lutas e força, e para quebrar o preconceito. A fotografia, atrelada à maquiagem artística e relatos das Endoirmãs, trouxe um resultado incrível”, explica Mayra.

Na exposição, o público confere fotos que contam com a participação de mulheres com endometriose. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Mateus Cabral (MC Film), com maquiagem artística de Gabriela Nery, e direção da jornalista Cristiana Nery.

A PROGRAMAÇÃO: A exposição acontece de 18 a 28 de março, no Shopping Bela Vista, e estará aberta ao público no L2, Asa SUL, durante horário de funcionamento do shopping. O Talk Show também acontecerá no shopping. Neste caso, a programação acontece no dia 23 de março, e a Praça de Alimentação (L2) foi o local escolhido para reunir especialistas em exames, diagnósticos e tratamentos da doença. Será uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas. No encerramento haverá apresentação de dança do ventre.

Outra chance boa de escutar os especialistas e enviar perguntas, é a rodada de lives. De 21 a 26 de março (exceto 23), às 20h, o Endobaianas receberá um convidado por noite através do seu instagram, o @endobaianas.mulher. Toda a programação é gratuita. Mais informações, pelo instagram do grupo.

O EndoAlerta 2022 é viabilizado por um time de parceiros. São patrocinadores: Delfin Medicina Diagnóstica, NEF– Núcleo de Endometriose e Fertilidade, Cenafert – Centro de Medicina Reprodutiva, Clínica Geus – Ultrassonografia Geral e Vascular e Centro de Endometriose da Bahia. Apoiam a iniciativa: Lua Nova Studio de dança do ventre, fotógrafo Mateus Cabral, Movimento Brasileiro de Conscientização sobre a Endometriose (MovEndo), e Shopping Bela Vista. A direção executiva é de responsabilidade da Dica Malheiro Assessoria em eventos e projetos, F5 Comunicação Integrada, e JBG Consultorias e Treinamentos.

Endometriose: Estimativas apontam que 10% das brasileiras em idade fértil possuem endometriose, uma doença que pode afetar útero, rins, bexiga, trompas, ovários, dentre outros órgãos. A doença é a principal causa de infertilidade feminina e causa sintomas, com fortes cólicas menstruais e intestinais, e dores na relação sexual. Há relatos de pacientes assintomáticas também.

Além dos sintomas, as mulheres sofrem com dificuldade para ter acesso ao diagnóstico e falta de acesso ao tratamento especializado. Ultrassonografia e ressonância magnética com preparo intestinal e realizada por médicos experientes na doença são exames necessários na definição do caso e, consequente, definição da conduta terapêutica.

SERVIÇO:

Evento: EndoAlerta 2022

Quando: De 18 a 28 de março de 2022

PROGRAMAÇÃO GRATUITA:

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: SOMOS 01 EM CADA 10 BRASILEIRAS

De 18 a 28 de março

Shopping Bela Vista – L2, ASA SUL

Talk Show

Quarta, 23 de março – das 14h às 18h

Shopping Bela Vista – Praça de Alimentação – L2

Encerramento: Apresentação de Dança do Ventre, Studio Lua Nova. 

LIVES

De segunda a Sábado, 21 a 26 de março (exceto 23), às 20h 

Acompanhe pelo @endobaianas.mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.