Prefeitura vai implantar protocolos de acolhimento a servidores em áreas de violência urbana

Servidores da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e outras pastas concluíram o treinamento especial realizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a implantação de um programa em órgãos da Prefeitura de Salvador localizados em áreas de risco e conflito. A iniciativa acontece por intermediação do Gabinete da vice-prefeita Ana Paula Matos, através do Escritório de Cooperação Internacional.

Com a metodologia Acesso Mais Seguro (AMS), busca-se implementar protocolos de gestão de riscos e crises para reduzir as consequências da violência armada nos serviços públicos essenciais. Já através da metodologia Comportamentos Mais seguros (CMS), o objetivo é instruir e capacitar o servidor para identificar sinais e mitigar possíveis riscos pela análise de contexto, com isso minimizando uma eventual crise em situação de violência.

O convênio foi firmado devido a episódios cada vez mais frequentes de violência urbana, que têm obrigado o fechamento de serviços da Prefeitura, sobretudo de unidades das secretarias de Saúde (SMS), Educação (Smed) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), as mais afetadas com a interrupção de atendimentos.

“Quando estava como subsecretária da Sempre em 2022, por causas diversas ocorreram alguns episódios de violência, exposição e insegurança que afetaram as equipes dos equipamentos da secretaria. A partir deste cenário, nos reunimos com os envolvidos responsáveis pelo serviço e traçamos estratégias para lidar com essas situações. Formalizamos então procedimentos para estas situações, visando dar direcionamento consistente quando ocorrerem esses eventos e, principalmente, para definir a melhor forma de acolhimento dos servidores envolvidos”, afirma Tainá Barros, atualmente diretora de Previdência na Secretaria de Gestão.

Além das metodologias propostas pela Cruz Vermelha, outra novidade será a implantação de uma plataforma de gestão e um aplicativo móvel que serão utilizados pela equipe de servidores, com o objetivo de propiciar uma comunicação mais rápida durante a gestão da crise e também otimizar a coleta, monitoramento e análise de dados. A ferramenta oferece ainda recursos que otimizam a comunicação interna, para que ações de resposta em gestão de estresse sejam direcionadas aos profissionais das unidades contempladas pelo programa.

“O desenvolvimento e orientação de um comportamento mais seguro apresentado pela metodologia e protocolos da Cruz Vermelha trarão impactos extremamente positivos para a construção da cultura da prevenção no âmbito municipal, além de potencializar a redução de riscos inerentes aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, diz Veronice Oliveira, técnica de Segurança do Trabalho da Semge.

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