Prefeitura promove melhorias na comunidade de Vila Brandão
Aconchegante, acolhedora e com um visual deslumbrante para a Baía de Todos-os-Santos. É impossível não se apaixonar pela comunidade da Vila Brandão, na Vitória. O que já era lindo ficou ainda melhor, após receber, na semana passada, um mutirão de serviços da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).
As intervenções englobaram ações de pintura e nivelamento de escadaria, execução de fuga de material, pintura de guarda-corpo e corrimão, acabamento no piso da rampa de embarcações próxima ao píer, assentamento de grelha e recuperação de caixa de drenagem. Além disso, foram promovidos capinagem e recolhimento de móveis e eletrônicos de pós-consumo.
O titular da Seman, Luciano Sandes, destacou a necessidade da realização dos serviços na comunidade. “A Vila Brandão faz parte de uma região litorânea de Salvador, e nós iniciamos a manutenção por ser uma área que tem muitos problemas ligados à maresia. Inclusive tem uma rampa, que dá acesso às embarcações, que também estamos recuperando”, informou.
O objetivo do órgão é realizar a manutenção em outras localidades que recebem os efeitos dos desgastes causados pelo salitre. “Este processo está sendo iniciado na comunidade, mas o intuito é realizarmos em toda a extensão de orla da cidade, tanto em bairros como Tubarão, quanto na orla atlântica, a exemplo de Jardim de Alah”, afirmou Sandes.
A microempreendedora Joelia Ramos, de 47 anos, ressaltou que os serviços realizados têm dado resultados positivos para o comércio local. “A atenção que a Prefeitura tem dado à comunidade dá maior visibilidade a Vila. Os moradores e comerciantes estão gratos, hoje não somos mais um local esquecido pelo poder público. Essa iniciativa de vir, entender as necessidades dos moradores e promover as soluções, através do serviço público, é muito importante. Dessa forma, nos sentimos partícipes do desenvolvimento da Vila”, declarou.
A pedagoga e líder comunitária, Claudia Santos, de 53 anos, destacou o potencial do bairro. “Moro há oito anos aqui e, desde quando cheguei, consegui enxergar a potencialidade da Vila, ela só precisava ser mais vista e mais cuidada. De lá para cá, tenho visto muitas transformações. Hoje nós temos uma maior participação, somos ouvidos. A Prefeitura está mais atuante, os órgãos estão sempre presentes. A gente não tinha nenhum tipo de ajuda, éramos esquecidos. As coisas mudaram”.
Valorização – Localizada entre a Igreja da Vitória e o Yacth Clube, a Vila Brandão possui cerca de 300 moradores. Fundada há 80 anos, recentemente a comunidade passou por diversas transformações, dentre elas, a reforma de 50 casas, através do programa Morar Melhor. “Minha casa foi reformada, tudo ficou muito melhor do que era, não só para mim, mas para a comunidade. As obras e intervenções têm dado mais visibilidade, beleza e segurança para os moradores”, relatou a dona de casa Ana Patrícia da Silva, de 48 anos.
“Nasci neste lugar, e hoje posso dizer que está tudo bem melhor. A evolução e o desenvolvimento são nítidos, todos conseguem enxergar. Hoje somos assistidos e temos orgulho de dizer que moramos na Vila Brandão, esse lugar encantador. A Prefeitura trouxe muitos benefícios para cá e isso afetou na autoestima dos moradores, valorizou nossos imóveis, e por isso estamos muito agradecidos”, declarou a aposentada Elizete Santos, residente há 71 anos na localidade.