Prefeitura capacita 900 profissionais que atuam na merenda escolar
A Prefeitura de Salvador segue, com a Capacitação de Merendeiras da Rede Municipal de Educação de Salvador. A atividade, iniciada no último dia 1º e que vai até a quarta-feira (7), é voltada para 900 profissionais que trabalham no processo de confecção da merenda escolar das 418 escolas da rede.
Na edição foram apresentadas técnicas sobre boas práticas de manipulação, preparação e armazenamento de alimentos, na Escola Municipal Barbosa Romeo, em São Cristóvão. Direcionada por nutricionistas, a ação abordou assuntos como a importância da alimentação escolar, os perigos alimentares, higiene pessoal, higiene do local de trabalho, higiene dos equipamentos, recebimentos da merenda, armazenamento da merenda, coleta de amostra e descarte correto do lixo.
Para a merendeira Auristela dos Anjos, 52 anos, que atua na Escola Municipal Barbosa Romeo, o curso é sempre muito enriquecedor. “Eu faço de questão de participar, sempre é apresentado algo novo que podemos adotar na hora de preparar a merenda. Já temos a prática do dia a dia, mas esses cursos sempre trazem dicas de higiene, manipulação e cozimento. Sempre aprendo uma novidade e aplico no meu trabalho diário”, pontuou.
Recém-chegada à rede municipal de ensino, a merendeira Joice Silva, 40 anos, integra a equipe de nutrição da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, localizada no bairro homônimo. Com olhar atento a palestra sobre “Boas Práticas Alimentares”, a profissional fez questão de reforçar a responsabilidade que têm os profissionais que atuam na merenda das escolas.
“Temos que ser cuidadosos com a higiene, como a gente deve manipular os alimentos para não haver contaminação. Cozinhar com amor e com responsabilidade, afinal estamos alimentando crianças”, disse.
De acordo com a nutricionista e Coordenadora da Alimentação Escolar da Smed, Juliana Garcia, a intenção é que todos envolvidos no processo da confecção da merenda escolar participem do curso. Já passaram pela atividade os profissionais da Gerência Regional de Educação (GRE) Orla e Pirajá. A últimas turmas das GREs São Caetano, Cidade Baixa, Liberdade e Cabula serão capacitadas nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7).
“Além das noções teóricas sobre cuidados com os alimentos, é também um momento de interação, de trocas de experiências e vivências que somam muito no nosso dia a dia. Para nós é fundamental esse momento no começo do ano letivo. É hora de reforçar os protocolos que já adotamos e continuar incentivando a metodologia que já vem dando certo”, salientou a gestora.