Prefeitura apresenta programação diversificada dos equipamentos culturais a partir desta quarta
A Prefeitura de Salvador preparou uma programação especial para cinco dos equipamentos culturais do município a partir desta quarta-feira (13). A agenda, que vai até o domingo (17), reúne oficinas de percussão, apresentações de dança, entre outras atividades voltadas para os turistas e moradores da capital baiana que queiram conhecer melhor a cultura da cidade e ter bons momentos de lazer.
Na Casa do Carnaval, que fica localizada na Praça Ramos de Queiroz, no Pelourinho, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, haverá uma série de visitas guiadas, além de uma apresentação de dança nesta quarta-feira (13), a partir das 15h, com o tema ‘Mete Dança’, reunindo uma série de ritmos da folia carnavalesca.
Patrícia Teixeira, de 42 anos, residente de São Paulo, está há dois dias na capital baiana e aproveitou a visita guiada ao lado do marido, Jorge. O casal elogiou a Casa do Carnaval pela sua diversidade e pela recepção positiva. “É uma experiência bem diferente do que eu imaginava, visualizando os quadros da história enriquecedora do carnaval de Salvador. A interação dos guias conosco foi receptiva”, elogiou.
No próximo sábado (16) e domingo (17), das 11h às 14h, ocorre uma visitação especial na Casa do Carnaval com o objetivo de conhecer melhor a maior festa de rua do planeta. Após o encerramento da ação, a partir das 15h, acontece uma oficina de percussão.
Admirador do compositor e cantor baiano Dorival Caymmi, o turista italiano Francisco Tavasoli sentiu-se encantado com o espaço e pretende voltar outras vezes. “Eu gostei demais, estou fascinado, irei voltar em breve”, pontuou.
Cidade da Música da Bahia – Espaço situado na Praça Cayru, no Comércio, contém um acervo 100% audiovisual. Recebe nesta quarta-feira (13), às 15h, a apresentação “Rap/Trap”, com o intuito de navegar na história da música baiana e seus gêneros musicais urbanos como hip-hop, rap e trap.
No próximo sábado (16), a partir das 15h, será realizado um evento de contação de histórias da origem do tambor. Entre o sábado (16) e domingo (17), das 11h às 14h, terá a apresentação “Pílulas Musicais”, mostrando um recorte do universo da música baiana. Já no domingo (17), a partir das 15h, terá uma batalha de rima com a temática “Jogo Memo Música”.
Casa do Rio Vermelho – Patrimônio histórico da cidade, localizado na Rua Alagoinhas, 33, no Rio Vermelho, o local foi a moradia de Zélia Gattai e Jorge Amado. Nesta quarta (13), das 10h30 às 15h, ocorre o “Passei no Jardim”, passeio explorando o bosque de mais de 1.500 m² que fica na casa e contém diversas espécies de plantas. No sábado (16) ocorre uma atividade lúdica, voltada para as crianças, de caça aos tesouros, denominado “Foto brincando”.
No próximo domingo (17) acontece uma visita guiada exclusivamente para as crianças com a temática, “Caçadores de Sapos”. O equipamento recebe no sábado (16) e domingo (17), das 10h às 18h, os alunos de Bela Artes da UFBA, com a exibição “Desenhos na Varanda”.
Espaços Carybé e Fotografia Baiana – No espaço situado no Forte de São Diogo, ocorre nesta quarta-feira (13), a partir das 16h, um encontro com fotógrafos para conhecer um pouco sobre a fotografia da Bahia. O evento será mediado pela fotógrafa Ellen Rodrigues. Na quinta-feira (14), terá o evento “Visita Azul”, um ambiente inclusivo para o público de Transtorno Espectro Autista (TEA). Neste caso, é necessário realizar o agendamento pelo número (71) 99621-8742.
Acessibilidade – A entrada dos equipamentos às quarta-feiras é sempre gratuita. Nos demais dias da semana, os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) das 10h às 18h, com entrada permitida até 17h. Têm direito à meia-entrada os estudantes, residentes de Salvador e idosos. Crianças de até 6 anos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou deficiência, têm acesso gratuito, com direito a um acompanhante.