Ponta do Corumbau, uma das praias mais bonitas e isoladas da Bahia.
Em Prado, onde há belas praias e uma simpática cidadezinha, não deixe de visitar a Ponta do Corumbau, na beira do Parque Nacional do Monte Pascoal, ao extremo norte do município.
Coqueiros, rios, mangues e um mar azul turquesa, de onde se avistam recifes de corais na maré baixa, formam o cenário incrível. Aproveite ainda para ir até Caraíva e a aldeia de Barra Velha, onde se originaram os Pataxós.
Na Ponta do Corumbau, não há nada melhor a fazer do que ir à praia. O mar calmo, a água com temperatura convidativa, as piscinas naturais e o incrível banco de areia que se forma na maré baixa formam um lindo conjunto para quem gosta de passar o dia inteirinho na praia. Na Ponta do Corumbau não há obrigações a cumprir e a pedida é mesmo relaxar. Aproveite as cadeirinhas oferecidas pelos restaurantes ou siga a pé pela areia até ter a sensação de ter a praia inteirinha para você!
O grande espetáculo, que é marca registrada da Praia da Ponta do Corumbau, acontece apenas na maré baixa, quando uma longa faixa de areia abre espaço em meio ao mar e permite que os turistas caminhem por até quinhentos metros mar adentro. E cada minuto da mudança da maré revela novas paisagens. É um fenômeno para ser observado calmamente e aproveitado em cada momento, da maré alta à maré baixa. Para saber o horário em que a maré estará mais baixa e a faixa de areia mais aparente, consulte a tábua de marés. Nas luas nova e cheia a maré sofre maior variação e o fenômeno se torna mais visível.
Para curtir ainda mais intensamente o mar de Corumbau, não deixe de fazer um passeio até o recife de corais de Itacolomi. A barreira natural, que ajuda a manter o mar de Corumbau tão tranquilo, está bem pertinho da Ponta do Corumbau, de onde saem os barcos de passeio. Em menos de meia hora você estará entre peixes coloridos e piscinas naturais. Outras opções para quem deseja fazer mergulho de snorkeling na região são os recifes do Pataxó e do Carapeba, mais próximos de Cumuruxatiba. Os passeios pelo mar podem também incluir roteiros para observação de baleias jubarte, que dão espetáculo nas águas da Bahia entre junho e novembro.