Pirajá recebe mais 101 casas reformadas pelo Morar Melhor 

Pela quarta vez, o bairro de Pirajá é contemplado com o programa Morar Melhor, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade da região. Na manhã deste sábado (18), foi a vez da comunidade de Nova Gersina celebrar a entrega de 101 casas reformadas, com a presença do prefeito Bruno Reis e demais autoridades municipais. No total, 426 imóveis em situação precária já foram reformados pela Prefeitura de Salvador na comunidade.

Uma das beneficiárias foi a feirante aposentada Elovaldina Oliveira Silva, de 85 anos, mais conhecida como dona Lô. Residente no bairro há quatro décadas, ela estava bastante emocionada ao relatar que não esperava ver as intervenções que foram feitas no lar onde reside.  “Já chorei muito de alegria, não esperava receber este presente, foi uma grande surpresa. Gostei muito. Meu sentimento maior é de gratidão”, disse.

O prefeito Bruno Reis lembrou que o depoimento de dona Elovaldina foi parecido com o de muitas famílias contempladas com o programa. “Famílias que, em um dia de chuva como esse, tinham que colocar a cama para o lado, botando um balde para conter a goteira. Muitos dizem ‘chovia até mais dentro de casa do que fora’. A casa de dona Lô praticamente não tinha banheiro. E nós colocamos banheiro, fizemos esgoto, pintura, telhado novo, porta, janela e agora ela mora com toda dignidade”.

O gestor lembrou que, em todas as etapas do programa, o bairro de Pirajá foi contemplado. “Talvez seja um dos poucos bairros que, nas quatro etapas do Morar Melhor, se fez presente. Porque as famílias precisam, o bairro e as casas atendem os critérios técnicos do programa. Casas que sofrem com infiltração e fata de infraestrura, e mudamos essa realidade”.

Vizinha e filha de dona Lô, a diarista Telma Ferreira, de 47 anos, também teve a casa requalificada. “Eu não tenho o que falar. Só o que fez por mim e pela casa da minha mãe, e cobriu o meu telhado, está ótimo. Traz uma segurança maior em dia de chuva também”.

Demais intervenções 

O prefeito também autorizou intervenções da Prefeitura no bairro. “Pretendemos instalar aqui um Multicentro de Saúde, com consultas especializadas e exames das mais diversas áreas. Também vamos reformar e colocar grama sintética no Campo do Irecê, e a praça General Labatut, já visando os festejos do 2 de Julho”, declarou Bruno Reis.

Balanço e critérios

Recentemente, a gestão municipal entregou 150 casas em Mirantes de Periperi e outras 100 no Calafate, beneficiando 250 famílias somente nestes dois locais. Desde que iniciou as atividades, em 2015, o Morar Melhor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), já ultrapassou a marca de 50 mil unidades habitacionais reformadas em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa, são executados serviços como pintura e reboco, colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário, dentre outros itens.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.