Pedro Tourinho, o emponderado multiempresário baiano.
A calma é um de seus atributos mais notáveis. O multiempresário Pedro Tourinho, ironicamente, ou não, é o avesso do avesso do avesso da quantidade de assuntos com que lida diariamente.
Esse soteropolitano radicado em São Paulo é empresário, PR, publicitário, assessor, escritor, produtor, diretor e sócio das agências Soko e MAP Brasil – tem na carteira a turma de artistas mais legais de que se tem notícia e atuações díspares que vão de campanhas transformacionais ao carnaval baiano. Ele representa nomes como Anitta, Chay Suede, Fernanda Paes Leme, Bruno Mazzeo, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso.
Ele se define como Baiano Empoderado, que para ele, “virou uma chave de que as minhas características como baiano, como soteropolitano, me davam mais poder do que ameaça. A gente quando vai morar em São Paulo ou no Rio ainda sofre muito preconceito. A gente sofre muito quando chega, somos nordestinos; na religião, eu sou do candomblé, sofre preconceito também. Então, tem um momento em que você tem que transformar todas essas ameaças em fatores de poder. Foi quando me enxerguei como um baiano empoderado por ser daqui e pelas minhas características todas que eu nasci com elas ou que eu me criei com elas”, explica.
– Aí, baiano no sentido de quem eu sou mesmo, não no sentido somente do estado em que nasci, da cidade onde morei, mas no sentido de pessoa, de self mesmo. Entender que essas coisas te dão mais poder do que te ameaçam é uma mudança de chave superimportante.
Pedro saiu de Salvador em 2003 a trabalho, mas sempre manteve um vínculo muito grande. “Venho aqui a cada dois meses, minha família mora aqui, meus pais, passo meu verão aqui, todos os anos sempre passo o Réveillon aqui, tenho uma casa no Santo Antônio… Comprei a casa porque eu adoro o bairro, quando estou aqui normalmente estou no Santo Antônio. Quero fazer da casa um lugar para ficar bastante tempo, não que eu venha morar aqui, mas uma casa para ficar quando estiver aqui”, diz.