Peça “O Último Capítulo” aborda prevenção ao suicídio no Teatro Vila Velha
O ator Danilo Cairo e o Centro de Valorização da Vida (CVV) se juntam para apresentar o projeto Tem Psicoterapeuta na Plateia. Voltada para a saúde mental, a ação que integra o ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, conta com quatro apresentações nos dias 21, 22, 28 e 29 de setembro, às 19h, do solo ‘O Último Capítulo’.
Na sequência, psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da saúde que estarão na plateia irão bater um papo com o público sobre o suicídio, tema principal abordado na apresentação.
O projeto Tem Psicoterapeuta na Plateia chega à IV edição com patrocínio da BahiaGás e com o mote principal “Arte em Defesa da Vida”. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla ou Bilheteria do teatro.
Dentre os assuntos que serão debatidos estão: suicídio e espetacularização da vida na era digital; a saúde mental da população negra; resquícios da vida confinada, uma abordagem pós-pandêmica; suicídio, gênero e sexualidade; suicídios entre jovens e nas/das universidades; luto; e cuidar de si e do outro.
Baseado no conto de Machado de Assis, “Último Capítulo”, o espetáculo trás um tom intimista ao texto tragicômico e interativo que conta a história de Matias Deodato, um bacharel em Direito que se diz azarado.
O personagem decide montar uma peça de teatro para encenar o seu último dia, compartilhando com o público presente as histórias da sua vida e pensamentos sobre o sentido da existência, o conceito da felicidade, a morte, o amor e as heranças da família.
Setembro Amarelo
A campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Nacional de Medicina tem como foco a realização de ações de conscientização e prevenção ao suicídio. Além dos casos subnotificados, o DataSUS aponta que a cada uma hora no Brasil, uma pessoa se suicida. A Organização Pan-americana de Saúde afirma que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. O Brasil está na oitava posição no número de casos, sendo essa a segunda maior causa de morte entre adolescentes e jovens brasileiros de 15 a 29 anos.
A pandemia de Covid-19 serviu como um gatilho para questões como ansiedade, depressão, solidão, luto, preocupações financeiras, medo da doença e até mesmo Síndrome de Burnout, provocada por excesso de trabalho e falta de realização profissional. Esses fatores fizeram com que as crises de ansiedade e depressão crescesse em 25% em todo o mundo.
Programação do bate-papo 2022
Dia 21/09 – quarta-feira
Convidado 01: Avimar Junior – doutor em psicologia, desenvolve pesquisas sobre o suicídio, o autoferimento de crianças, adolescentes bem como as expressões e repercussões da autodestrutividade em ambientes digitais.
Tema: Suicídio e a Espetacularização da Vida na Era Digital
Convidado 02: Valter da Mata
Tema: Suicidio: Aspectos Sociais e Saúde Mental da População Negra
Dia 22/09 – quinta-feira
Convidada 01: Estela Ferreira – Psicanalista; Psicóloga na Associação de Amigos do autista (AMA-BA)
Tema: Suicídio e Pandemia: Desafios e Resquícios de uma Vida Confinada
Convidada 02: Olívia Bustani – Psicóloga e idealizadora do projeto Filhos Fora da Caixa, Pais Fora do Armário.
Tema: Suicídio e as Questões de Gênero e Sexualidade
Dia 28/09 – quarta-feira
Convidado 01: Beta Alfaya – Psicanalista pelo Conselho Brasileiro de Psicanálise, atua na Clínica com Adolescentes
Tema: Suicídio entre Jovens: Saúde Mental e os Desafios nas Relações Escolares e Familiares
Convidada 02: Luana Lima – Psicóloga e Autora do livro “Deverei velar pelo Outro? Suicídio, estigma e economia dos cuidados”.
Tema: Suicídio nas (e das) Universidades
Dia 29/09 – quinta-feira
Convidada 01: Tita Matos – Psicóloga Sistêmica Familia e, atuação na Clínica do Luto
Tema: Suicídio e Luto: quais as perspectivas e caminhos possíveis?
Convidada 02: Pedro Sampaio – Psicanalista
Tema: Prevenção ao Suicídio: cuidar de si, cuidando dos outros
Serviço
O quê – O Último Capítulo, em Tem Psicoterapeuta na Plateia
Quando – 21, 22, 28 e 29 de setembro, às 19h – quartas e quintas
Onde – Teatro Vila Velha
Ingressos – R$30 (inteira) e R$15 (meia) – Sympla (https://linktr.ee/toca_criacoes) ou Bilheteria do teatro.