Palestra capacita professores sobre comunicação verbal, não-verbal e TEA
A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), vai promover na próxima terça-feira (5), das 14h às 16h, um seminário sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltado para professores da Educação Infantil. A atividade acontecerá no auditório da Fundação Lar Harmonia, localizada em Piatã.
A palestra será comandada pela fonoaudióloga e mestre em tecnologias em Saúde com tese em autismo, Laura Ferraro. O tema abordado será “A Importância da Comunicação Verbal e Não-Verbal para o Educando com TEA”.
O encontro é voltado para professores da educação infantil e visa proporcionar mais conhecimento aos professores que atuam com alunos com TEA. Além disso, é uma forma de sensibilizar a comunidade escolar para ter um olhar cuidadoso, percebendo os primeiros sinais do TEA e suas formas de intervir e ampliar o conhecimento para um trabalho mais efetivo.
De acordo com a gerente de inclusão da Smed, Patrícia Anacleto, a atividade visa psicoeducar e orientar os professores da educação infantil quanto à importância da comunicação verbal ou não verbal do educando com espectro autista para o desenvolvimento da aprendizagem. “Desta forma, esperamos que eles possam ofertar a esses estudantes os recursos e estímulos adequados e suficientes, para que sejam desenvolvidas habilidades e competências comunicativas que favoreçam o aprendizado, com vistas a assegurar e possibilitar a inclusão de maneira equitativa e efetiva”, ressalta.