Ouvidoria Geral do Município contabiliza mais de 20 mil opiniões de foliões durante o Carnaval

A Ouvidoria Geral do Município (OGM) registrou 20.728 mil opiniões de foliões nos diversos espaços do Carnaval 2024. Destes, 99,4% foram contabilizados pelas equipes de rua e 0,6% pelo atendimento gratuito do Fala Folião 156.

Entre os elogios dos foliões, o destaque vai para a instalação dos pontos de hidratação, ventilação e a distribuição de protetor solar – novidades da folia deste ano para garantir o bem-estar e a saúde de soteropolitanos e turistas.

Além disso, houve um acréscimo de 24,12% no número de atendimentos em relação ao Carnaval de 2023. A organização do evento, a diversidade de atrações para o folião pipoca e a abertura do Carnaval, na Praça Castro Alves, foram alguns dos grandes destaques registrados nos depoimentos.

“Para a edição 2024, temos 45 pessoas trabalhando dentro dos circuitos principais – Centro e Barra -, além da varredura nos bairros. Nessa ação, ouvimos, em média, mais de 5 mil pessoas diariamente. E, até o momento, o elogio é total referente às atrações e à organização do evento, por exemplo. De forma geral, o Carnaval é um sucesso e a cidade toda é festa e, ainda assim, os serviços da Prefeitura, sejam de manutenção e limpeza, dentre outros, seguem funcionando normalmente”, destaca o titular da OGM, Jean Sacramento.

Nos primeiros cinco dias de Carnaval, os dados obtidos pela OGM mostram o aumento na quantidade de informações solicitadas e orientações concedidas, além de demandas por serviços públicos. 

Assim, 40,60% dos registros foram pedidos de orientação sobre a localização dos pontos de hidratação e ventilação, distribuição das pulseiras de identificação para crianças, idosos e deficientes, horários das atrações, dentre outros.


Já as reclamações ficaram por conta do intervalo para limpeza dos banheiros químicos, distância do desembarque dos foliões na Avenida Centenário, superlotação de ônibus, atraso das atrações e engarrafamentos. Todas as questões levantadas são transmitidas para análise e providência dos órgãos responsáveis pelo serviço.

Destaque – A Ouvidoria também atua no Carnaval dos bairros. Até a segunda-feira (12), foram totalizados 5.644 registros nas localidades de Cajazeiras; Periperi; Itapuã; Liberdade; Boca do Rio; Plataforma; Pau da Lima; Nordeste e Rio Vermelho e Ilhas.

A OGM funciona com o teleatendimento 24 horas, através da central 156, com um efetivo de 40 colaboradores nas ruas, atuando com antecedência de uma hora antes das atrações, percorrendo todos os circuitos, incluindo o Carnaval nos bairros.

Os balcões de atendimento fixos podem ser encontrados no Elevador Lacerda, Campo Grande e Barra. Além disso, equipes volantes percorrem todo o perímetro dos circuitos.

“Até o ano passado, contávamos com uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, chegando a 45 nas ruas em 2024, além de cerca de 80 profissionais trabalhando no call center. Repito: os serviços da cidade continuam sendo solicitados e encaminhados para os canais responsáveis. Além disso, a equipe de rua segue captando as solicitações e encaminhando diretamente para os respectivos órgãos, caso algum problema precise ser resolvido de forma emergencial”, afirmou Sacramento.

“É preciso ressaltar que a Ouvidoria não espera o problema chegar. A equipe está programada para se antecipar a esses acontecimentos, reduzindo assim a margem de danos, chegando aos circuitos sempre antes dos desfiles”, acrescentou o gestor.

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