Oficina de Bonecas é destaque na Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil
Entre os dias 30 de março e 1º de abril, será realizada a 1ª edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil. Em destaque no evento virtual, a ser transmitido das 9h às 19h, por meio das redes sociais e do canal do YouTube do evento, está a Oficina de Bonecas, do escritor Adilson Passos.
Criada por meio do livro “As Mulheres de Abayomi“, que tem como inspiração a cultura africana, a oficina de bonecas contribui para o reconhecimento do valor da identidade negra do povo brasileiro, um referencial positivo para o imaginário do universo infantil. As pequenas bonecas Abayomi, feitas de retalhos de pano e confeccionadas sem cola e sem costura, apenas com nós e amarrações, simbolizam amor, proteção e tudo de melhor que uma pessoa pode dar de si mesmo.
Sobre o autor – Adilson Passos é baiano de Salvador, designer formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), autor e ilustrador do livro “As mulheres Abayomi”, que tem como inspiração as mulheres e a cultura africana. Desde a infância é apaixonado pelo desenho, pelo som das palavras cantadas e mais tarde veio o gosto pela leitura. Atua também como facilitador em oficinas de bonecas abayomi em feiras literárias, escolas e eventos culturais.
Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil – A festa literária gratuita, que vai reunir escritores, artistas, educadores, pais, crianças e adolescentes, tem o intuito de promover a difusão da literatura e da leitura Infantojuvenil, com obras com protagonismo negro, e bate-papos acerca da formação da identidade e desenvolvimento da autoestima da criança e adolescente negro.
Com realização da EdCarlão Eventos, com a autoria e produção executiva de Cris Santana e a curadoria de Mazé Lúcio, Cássia Valle e Carol Adesewa, o evento busca democratizar o acesso aos livros de literatura negra infantil, despertar o gosto pela leitura do público alvo, incentivar a diversidade, além de fortalecer a cadeia criativa em torno da literatura do segmento.
A festa literária conta ainda com apoio financeiro do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Agenda
O que: Primeira edição da Arte e Identidade, Festa de Arte e Literatura Negra InfantoJuvenil
Onde: Transmitido pelas redes sociais e canal do youtube do eventoQuando: 30 de março a 1º de abril
Horário: das 9h às 19h
Quanto: Gratuito.
Redes Sociais
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UC1_GwVGzz8RqOeNS9ZbeaBA Instagram:https://www.instagram.com/arteeidentidadeoficial/ Facebook: https://www.facebook.com/arteeidentidadeoficial