Núcleo já realizou 3,6 mil teleatendimentos a profissionais de saúde
ara acolher e cuidar dos profissionais da rede municipal de saúde de Salvador durante a pandemia, a Prefeitura criou o Núcleo de Apoio e Atendimento ao Trabalhador (Naat), uma das diretrizes do Plano de Contingência para Trabalhadores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Somente em cinco meses, foram contabilizados 3.689 teleatendimentos realizados pela central do Núcleo, com 3.502 encaminhamentos resolvidos.
Nesse mesmo período, foram realizadas 2.332 orientações, 15 encaminhamentos para consultas psiquiátricas, 52 consultas psicológicas, 109 consultas médicas e 1.640 testes foram realizados. Além disso, mais de 1,2 mil testes foram agendados através da central de atendimento do Naat. Os funcionários receberam, ainda, uma cartilha com informações sobre o serviço e como proceder.
O atendimento é exclusivo para os trabalhadores e familiares dos profissionais de saúde da SMS e é realizado através dos telefones (71) 3202-1538 ou 3202-1540. O serviço funciona no Centro de Formação dos Trabalhadores da SMS, que fica no Complexo Municipal Clementino Fraga (5º Centro), localizado na Avenida Centenário, nos Barris, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Entre os serviços ofertados pelo Naat estão o acolhimento, testagem e monitoramento com agendamento para realização de teste e acompanhamento do caso, desde a notificação e afastamento do trabalhador sintomático até o desfecho e retorno do profissional à atividade laboral. Também é oferecido o suporte clínico através de telemedicina e as ações psicossociais são realizadas por uma equipe multiprofissional. Os trabalhadores que precisam passar pela testagem são encaminhados para a Unidade de Saúde da Família San Martin III.
Acompanhamento – A assistente social Auristela Leal, que trabalha no Centro Municipal de Saúde Mental Oswaldo Camargo, falou sobre a importância do atendimento que recebeu do Naat quando foi diagnosticada com Covid-19. “Quando apresentei os sintomas do coronavírus, imediatamente lembrei que tinha visto a divulgação do serviço no grupo de Saúde Mental, que faço parte, e entrei em contato. No atendimento, recebi todo o apoio e fui bem acolhida, além de informar sobre os sintomas e ser encaminhada para realizar o teste na unidade de saúde”, relatou.
Ela complementou que, desde o primeiro contato, passou a ser monitorada por uma equipe de enfermeiros, psicólogos e médicos disponíveis para atender todos os dias. “Sem dúvidas, esse é um serviço de excelência muito importante para todos nós, que estamos atuando na linha de frente contra o coronavírus.”
De acordo com Melícia Reis, subcoordenadora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Saúde (CGPS) da SMS, o Naat tem o papel de acolher o trabalhador e fazer uma escuta qualificada da sua demanda durante este período de pandemia. “Os atendimentos realizados respondem às nossas expectativas, estamos recebendo muitos feedbacks positivos e de agradecimento pelo serviço que está sendo ofertado. Afinal de contas, são pessoas que estão trabalhando para cuidar da vida de outras pessoas. Nosso intuito com as ações do Núcleo é preservar a força de trabalho e cuidar da saúde desses trabalhadores”, declarou.