Nos 127 anos de emancipação de Cruz das Almas, SEC destaca importância do Cetep Alberto Torres
Com 76 anos de trajetória, o histórico prédio do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Recôncavo II Alberto Torres guarda uma parte da história do município de Cruz das Almas, que está celebrando 127 anos de emancipação política. A unidade escolar recebeu, na manhã desta segunda-feira (29), a visita da secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, que anunciou novos investimentos para a modernização do prédio.
“Estou aqui, em Cruz das Águas, junto com a nossa equipe técnica de Salvador, para olhar a infraestrutura física e ver o que a gente pode melhorar nesta unidade escolar, porque é uma escola que a gente ainda não inaugurou a modernização, mas vamos preparar tudo para essa entrega, que ampliará o acesso à educação, à arte e aos esportes não apenas para os estudantes, mas também para toda a população de Cruz das Almas, que deve ocupar todos os espaços”, afirmou a secretária Rowenna.
A obra de modernização do Cetep Recôncavo II Alberto Torres contempla a implantação de vestiário; restaurante estudantil; teatro, ambos com capacidade para 200 lugares; quadra poliesportiva coberta; campo de futebol Society com pista de atletismo; e piscina semi-olímpica, além de reforma e cobertura da quadra poliesportiva existente. O valor total do investimento é de mais de R$ 12 milhões. Paralelo a essa obra, está em trâmite a licitação para a implantação de 24 salas, bem como a reforma e requalificação do prédio existente, da quadra descoberta e do paisagismo, além da implantação de um novo reservatório de água.
Jandaíra Nascimento Pimentel, considerada a memória viva da escola, estudou no colégio na década de 1970, lecionou Educação Artística e, hoje, atua como secretária escolar. Ela conta que o Colégio Alberto Torres foi fundado em 14 de março de 1948, formou a primeira turma de professores em 1954 e muitas outras personalidades do município. Ela vê com muita empolgação a modernização do Cetep Recôncavo II Alberto Torres que, atualmente, oferta cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Administração, Análises Clínicas, Nutrição, Informática, Recursos Humanos e Meio Ambiente.
“O Cetep é muito importante para mim. Eu venho aqui com muita alegria, não paro. Todo dia estou aqui, porque tenho certeza de que estamos vivendo um novo momento para a Educação. Nós temos vários personagens importantes na nossa cidade que passaram por aqui. Principalmente porque, na nossa região, só existia o Colégio Alberto Torres. A cidade foi evoluindo, crescendo e formando outras escolas. Hoje, a gente está vendo que a estrutura antiga também está passando por um processo de modernização. Estou muito ansiosa e esperançosa com as mudanças na nossa escola. A unidade está tendo um avanço depois que o colégio passou a ser profissionalizante”, comemora Janda, como é carinhosamente chamada pelos colegas da comunidade escolar.
Para o município de Cruz das Almas, a Secretaria da Educação do Estado também está elaborando o projeto para a modernização do Colégio Estadual Landulfo Alves, onde será implantado restaurante estudantil, teatro, vestiário, guarita, quadra poliesportiva coberta, adequações de três salas para a implantação de laboratórios, sala multifuncional, além da reforma e requalificação do prédio existente e paisagismo.