No Rio de Janeiro, Setur-BA prospecta investimentos e promove destinos náuticos baianos
O 25º Rio Boat Show, o maior salão náutico ao ar livre da América Latina, acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, com a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que promove a infraestrutura náutica e os destinos do estado ideais para atividades do segmento. O evento foi aberto, no domingo (28), com expectativa de superar 33 mil visitantes e movimentar R$ 240 milhões em negócios, durante oito dias.
No estande da Setur-BA, é divulgado o potencial da Baía de Todos-Santos para o turismo das águas, região que abriga 11 estruturas modernas, como marinas, bases náuticas e atracadouros. Os equipamentos, construídos pelo governo baiano, oferecem conforto e segurança para o uso de embarcações em passeios marítimos. No roteiro, destinos com belas praias, mergulho de contemplação, avistamento de baleias, história e cultura. A secretaria também prospecta investimentos privados no segmento, além de promover os atrativos das outras 12 zonas turísticas baianas.
“A Bahia está dentro do mercado do turismo náutico não só do Brasil, mas do mundo. Por isso, comecei a escrever meus três livros lá. O Brasil não pode perder a oportunidade gigantesca de entrar para as páginas do turismo náutico internacional, porque somos a coisa mais nova que há no planeta, com localização geográfica privilegiada”, destacou Hélio Magalhães, autor de roteiros náuticos da costa brasileira.
“O governo baiano fez o investimento na Baía de Todos-os-Santos sabendo da importância da náutica, do retorno que ela traz para o turismo e para as pessoas. Então, o Estado deve seguir investindo cada vez mais nesse potencial”, completou o consultor Luiz Eduardo, da empresa Compre Barco.
A programação do Rio Boat Show inclui exposição de 90 embarcações, sendo 60 na água, com preços que variam de R$ 70 mil a R$ 29 milhões, venda de equipamentos e palestras. Este ano, o evento homenageia o cartunista Ziraldo, que faleceu recentemente, com painéis do artista sobre preservação dos recursos hídricos.
“A Bahia tem participado de todas as edições do Boat Show, por onde circulam os maiores empresários da náutica. É o ambiente ideal para captar negócios que podem beneficiar o turismo baiano, mas ele revela cada vez mais uma característica de promoção do destino, porque temos contato direto com pessoas que querem conhecer o mar e outros atrativos da Bahia, mesmo não tendo ligação com a náutica”, explicou o assessor técnico da Setur-BA, Marcos Miranda.