No Dia Mundial do Livro, mostra literária de Salvador discute conexões entre pessoas através das literaturas

Com o objetivo de conectar pessoas, incentivar a leitura e fomentar o cenário da literatura baiana, a Mostra Literária de Salvador chega a sua terceira edição e traz como tema “O Livro é Acesso! Conexões entre Pessoas Através das Literaturas”. O evento terá início no dia 23 de abril, dia simbólico em que se comemora o dia Mundial do Livro, com um programação das 17h às 22h. Já nos dias 24 e 25 de abril, sábado e domingo,  acontece das 09h às 21h; sempre com transmissão ao vivo, 100% online e gratuita, pelo site do evento. As inscrições para todas as atividades estão abertas e podem ser realizadas através do site da Mostra, no endereço eletrônico: www.mostraliterariassa.com.br

Nos três dias de programação, o evento traz a participação de autores, influenciadores digitais, pesquisadores, projetos e movimentos literários que abordarão temas como produção na pandemia; novas publicações; consumo literário; produções no mundo on e offline através dos livros físicos e dos espaços virtuais; trata ainda do mercado literário baiano e a formação de público leitor; representatividade nas literaturas, além de promover novas conexões na literatura baiana. “Para além de agente transformador, o livro é acesso que possibilita novos caminhos, novas leituras e sentidos, transformando realidades e criando conexões em suas diversas literaturas. A Mostra Literária também é este lugar de encontro, acesso e novas conexões. Isso que abordaremos nesta terceira edição do evento.”, afirma Rebeca Lisboa, realizadora do evento.

A transmissão da Mostra acontecerá na sede do projeto Livres Livros, respeitando todos os protocolos de segurança, exigidos pelos órgãos competentes e com número limitado de pessoas, contando apenas com a participação do apresentador e mediadores, onde os participantes das mesas, convidados e público participarão de forma virtual dos seus respectivos espaços.

Para Raissa Martins, fundadora do projeto Livres Livros, ter a Mostra Literária na sede é ter vida, ter o escritor e estar falando do livro, da literatura. “É ter um público assistindo um evento que está saindo da sede e que tem a alma e a essência do projeto Livres Livros que é incentivar a leitura e estimular a aproximação das pessoas com o livro” conta Raissa que desenvolve dentro do projeto Livres Livros, ações de incentivo à leitura, a exemplo de sarau de poesias, oficinas, instalação de mini bibliotecas livres em espaços públicos e o clube de leitura social onde leitores são adotados e recebem livros em casa e que está recebendo inscrição de novos amigos-leitores. Para mais informações acesse: www.livreslivros.com.br

Chamada Pública

Uma novidade desta edição foi a realização da Chamada Pública que abriu inscrições gratuitas até o dia 04 de abril e que permitirá o lançamento de 10 obras de autores baianos durante os dias de evento, de 23 a 25 de abril de 2021.

A seleção acontecerá até o dia 09 de abril e o resultado final poderá ser conferido no dia 10 de abril de 2021, no site e redes sociais da Mostra Literária de Salvador. Nos dias 24 e 25 de abril, os participantes poderão conferir o lançamento das 10 novas obras selecionadas diretamente na programação.

Curadoria

Enquanto espaço de compartilhamento e criação de novos vínculos e conexões, a Mostra Literária assumiu uma curadoria compartilhada este ano, realizada por Lorena Ribeiro e Luciany Aparecida. Lorena Ribeiro é um dos nomes à frente desta edição, ela é doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e idealizadora do projeto Passos entre Linhas e tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana” (2020), além de ter contos publicados em antologias como a “Escritas Femininas em Primeira Pessoa”. “Para mim, é muito importante estar curando a terceira edição da Mostra Literária de Salvador. Eu conheci o evento em sua primeira edição, participando como convidada de uma das mesas, fui co- organizadora na edição de 2020 e estar como curadora agora é uma grande responsabilidade e é também gratificante”, pontua.

Outra curadora desta 3ª Edição da Mostra Literária de Salvador é Luciany Aparecida que reforça a importância de contribuir para o evento. “Eu entrei agora na equipe e está sendo um prazer compartilhar essa curadoria com Lorena Ribeiro. Produzimos esse edital de chamada para lançamentos de livros, pensando que a Mostra Literária de Salvador tem como objetivo, apresentar um panorama do que tem sido produzido e publicado na contemporânea literatura baiana, ao passo que também deseja inspirar aquela pessoa que ainda não lê ou escreve literatura, mas que pode vir a se apaixonar por esse universo”, diz Aparecida que é escritora, professora de literatura e escreve com assinatura de Ruth Ducaso.

Programação

Ao todo serão 03 dias de evento, com 16 atividades, mais de 20 horas de conteúdo online e gratuito e participantes de vários territórios do estado. No primeiro dia de evento será realizada em sua abertura com a mesa Caminhos e Acesso à(s) Literatura(s) e em seguida um sarau literário na Varanda Poética. A programação completa estará disponível no site e nas redes sociais do evento.

A realização da 3ª Edição da Mostra Literária de Salvador é de Rebeca Lisboa – Comunicação Empática que destaca a força da Mostra no campo da leitura. “A Mostra Literária tem como objetivo principal conectar pessoas, principalmente jovens escritoras(es), leitoras(es) e sonhadoras(es) de qualquer idade. Nesta edição, trazemos este mote: As conexões entre pessoas através das literaturas. Com felicidade aprendemos, crescemos e atraímos cada vez mais pessoas para construir e transformar através do livro, leitura e literatura”, afirma.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

O quê: Mostra Literária de Salvador – Ano III

Quando: 23 a 25 de abril de 2021 (sexta a domingo)

Onde: Site do Evento e Canal do Youtube Mostra Literária de Salvador

Quanto: Gratuito

Inscrições: Através do site: www.mostraliterariassa.com.br

Classificação: Livre

Informações: www.mostraliterariassa.com.br ou no @mostraliterariassa no Instagram

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Sexta-feira 23/04

17h – 19h

Mesa de Abertura: Caminhos e acessos à(s) literatura(s)

Essa mesa pretende discutir sobre o campo literário na Bahia, abordando questões sobre publicação de livros e como fazê-los circular. Inclusive, sobre a taxação dos livros, situação muito discutida no ano de 2020. Também, sobre concursos literários promovidos pelas instituições públicas.

19h30 – 21h

Varanda Literária – Sarau Poético

Recital de poesia na varanda da sede da Livres Livros apenas com poetas e transmissão pelo Youtube.

Sábado 24/04

09h – 10h30min

Mesa 02: Quem consome literatura hoje?

Essa mesa pretende discutir sobre a literatura e a formação de leitoras e leitores. Práticas em salas de aulas e iniciativas de clube de leituras.

11h – 12h30min

Mesa 03: A poesia como espelhos de liberdades

A/o poeta é uma pessoa que está atenta a seu tempo e às reflexões que ele propõe. Essa mesa reunirá referências que elaboram na poesia conexões que nos auxiliarão a pensar os espaços de liberdade de nossa contemporaneidade. 

13h – 14h30min

Mesa 04: A literatura é uma festa

Essa mesa trará uma discussão sobre os mais jovens autores da Bahia, um encontro entre crianças que já atuam com muita responsabilidade e criatividade neste campo.

15h – 16h

Oficina 01: Livro de Artista – DIY Faça você mesma

Oficina com o objetivo de ensinar pessoas interessadas a criarem seus próprios livros costurados à mão.

16h30 – 18h

Mesa 05: O livro é acesso – Mercado editorial e formas de publicação

Mesa para discutir sobre mercado Editorial e as diversas formas possíveis de publicação (com a participação de autoras e autores que publicam em e-book, em editoras comerciais, em editoras independentes, livros manuais, para falarem sobre as particularidades de cada “formato”, vantagens e desvantagens).

18h30min – 20h30min

Praça Literária – Lançamento de Livros

Lançamento de livros com 05 autores(as) selecionades na Chamada Pública.

Domingo 25/04

09h – 10h30min

Mesa 06: O cordel na sala de aula

Mesa com cordelistas para tratar os aspectos da literatura de cordel como gênero literário, formação identitária e estratégia para educação.

11h – 12h30min

Mesa 07: O nó é o enredo – A narrativa baiana contemporânea

Mesa para discutir sobre a narrativa baiana contemporânea a partir de diferentes perspectivas: literatura fantástica, romance, conto, novela.

13h – 14h

Oficina 2: A construção da personagem na história infanto-juvenil

Oficina voltara para estudar a técnica de construção de personagens nas histórias infantis refletindo sobre a jornada do(a) herói/heroína e formação da identidade da criança e a representatividade infantil.

14h30 – 15h

Aula Aberta – Dos muros aos livros – Grafitti e ilustração

Aula aberta sobre produções de arte visual através de grafites e ilustrações em livros com uma artista e ilustradora.

15h30 – 16h30min

Oficina 03: Te convido a contar

Oficina com objetivo de orientar a como a contar histórias infantojuvenis (oficina de formação para contadoras/contadores de histórias).

17h – 17h30min

Contação de Histórias

Espaço voltado para pais, mães e filhes apreciarem uma boa história e interagirem ao vivo com a história. 

18h – 19h

Oficina 04: Entre rimas e enredo – Oficina de cordel

Oficina com objetivo de orientar as pessoas interessadas a como criar poesia de cordel, desde a criação o texto à possibilidade de publicação impressa.

19h30min – 21h30min

Praça Literária – Lançamento de Livros

Lançamento de livros com 05 autores(as) selecionades na Chamada Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.