Museu Quilombola, parque das dunas, Terra Madre Brasil e pão de buriti no Rural Produtivo
Neste sábado (14), o Rural Produtivo da TVE vem com mais um episódio especial do mês da consciência negra. O programa foi até a comunidade quilombola do Tereré, que fica no sítio histórico de Mar Grande, na Ilha de Itaparica. No local foi construído o primeiro museu quilombola da Bahia.
O programa ainda foi conhecer o Parque das Dunas de Salvador que é o maior parque urbano de dunas, lagoas e restingas do Brasil, e ainda tem o maior evento da gastronomia mundial – Terra Madre Brasil – que começa na próxima semana em formato online. E a receita da semana é um pão feito com fruto do buriti. A exibição será neste sábado (14), às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (16), às 6h30, e na quinta-feira (19), às 20h.
Um lugar de resistência negra a partir de famílias vindas do Recôncavo Baiano – a maioria delas das cidades de Maragogipe, São Félix e São Filipe – que lá se instalaram em torno de uma bica de fonte natural, a chamada Fonte Tereré. Mas quem olha a Baía de Todos-os-Santos pode não imaginar que do outro lado do mar, tem muito mais do que belas praias, tem o Quilombo do Tereré que guarda história, cultura e tradição. O local também tem a característica marcante da produção rural, estabelecida no cultivo da mandioca e do dendê, que garante renda para parte das 487 famílias residentes.
Salvador possui um verdadeiro tesouro ambiental em seu território. O programa vai mostrar um parque com seis milhões de metros quadrados que preserva o ecossistema de dunas e restingas dentro da capital, sendo o último manancial urbano do país nessa categoria. As montanhas de areia branquinha, podem ser observadas de um mirante. O passeio envolve educação, meio ambiente e ecoturismo, além de flora e fauna exuberantes.
Inteiramente dedicado à comida de verdade, o Terra Madre começa na terça-feira (17) com mais de 50 atividades, 800 pessoas já pré-inscritas, 300 agricultores familiares e camponeses, com vários tipos de atividades como: rodas de conversa, diálogos, oficinas do gosto, espaços educativos dedicados à cultura alimentar.
O programa ainda trouxe uma receita de pão tipo brioche, feito com a massa da fruta ‘in natura’ do buriti, usando poucos ingredientes como leite, ovos e açúcar. E para encerrar, uma palinha musical do cantor conhecido como ‘Defensor’ da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina.