Multicentros realizam mais de 600 mil consultas e exames especializados em 2022
A oferta de consultas e exames especializados nos quatro Multicentros de Saúde de Salvador – Amaralina, Vale das Pedrinhas, Carlos Gomes e Liberdade – alcançou a marca de 624 mil procedimentos eletivos em 2022. Para ampliar a resolutividade dos casos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou duas temporadas esse ano do mutirão de atendimentos aos finais de semana, totalizando 12 edições, no intuito de desafogar a fila de demandas represadas em virtude da pandemia da Covid-19.
Durante o mutirão, equipes multiprofissionais estiveram envolvidas para realizar consultas em múltiplas especialidades, como angiologia, cardiologia adulto, endocrinologia adulto, oftalmologia, urologia, dermatologia, mastologia, neurologia adulto e pediátrico, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia, ginecologia e gastroenterologia, além de exames de doppler de vasos e ultrassonografia (aparelho urinário, articulação, bolsa escrotal, mamária bilateral, próstata via abdominal, tireoide, pélvica, transvaginal, abdômen superior e total). No dia a dia, as estruturas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.
O titular da SMS, Decio Martins, explica que os multicentros passam por constantes aperfeiçoamentos para ofertar com qualidade os serviços de atenção integral à saúde da comunidade, por meio de assistência especializada ambulatorial. “Vivemos um ano com um cenário de redução de investimentos no setor da saúde pelo governo federal, mas ainda assim conseguimos assegurar ampliações significativas na oferta de procedimentos na cidade priorizando a saúde da população, em especial para quem mais precisa, com a prevenção, diagnóstico e tratamento. Também conseguimos implantar processos mais eficazes que geraram a melhoria de alguns indicadores e tenho certeza que o paciente SUS da capital baiana já consegue perceber a diferença desse cuidar mais humanizado na rede municipal de saúde”.
Postos – As especialidades também estão presentes na rotina das unidades de saúde, bem como os ambulatórios segmentados de reabilitação, hepatites virais, doença falciforme e HTLV. O cidadão encontra ainda o posto de coleta de exames de laboratório como hemograma, glicemia, urina, fezes e teste rápido de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (IST).