Moradores das regiões da Liberdade e São Caetano participam de oficina de ovos de Páscoa
Com a proximidade da Páscoa, a venda de ovos de chocolate se configura como uma possibilidade de gerar renda extra. A oportunidade sazonal de empreender levou 40 moradores das regiões da Liberdade e do São Caetano a participarem da Oficina de Preparo de Ovos de Páscoa, realizada nesta quinta-feira (10), nos turnos matutino e vespertino.
Durante a manhã, a turma passou por uma aula na Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano, onde aprendeu a produzir, vender e colocar um preço justo nas mercadorias. À tarde, os aprendizes foram levados a conhecer o SAC do Empreendedor, no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, para adquirir noções básicas sobre os temas Fluxo de Caixa e Controle de Dívidas.
O curso é mais uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), através do Programa Agente de Empreendedorismo, desenvolvido pelo Parque Social. Ao final das aulas, os alunos recebem certificados profissionalizantes.
Oportunidade de renda
Mãe de três filhos, a artesã e moradora do bairro da Liberdade, Maria Rosangela Santana, 57 anos, foi uma das primeiras alunas a chegarem à sala de aula, na sede da Prefeitura-Bairro. “Eu gosto de cozinhar. Já faço bolo, doces, salgados e trabalho com costura. Agora vou aprender a fazer ovos de Páscoa e conquistar mais uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra. Não recebo salário, então é uma chance incrível de melhorar a renda”, considerou.
As noções de como preparar e vender ovos de chocolate atraiu também o segurança desempregado Rodrigo Gomes, 31 anos. Embora tenha formação técnica em vigilante, ele afirma que adora o segmento da gastronomia, por isso, viu no curso a chance de aprender um ofício novo. “Gosto de cozinha. Levo jeito. Já participei de um curso de pizzaiolo e fiquei muito animado com as aulas sobre ovos de Páscoa. Com certeza, vai agregar muito no meu currículo. Desejo crescer nesse ramo de alimentos”, comentou entusiasmado.
Apoiar empreendedores
A coordenadora do Programa Agente de Empreendedorismo, Lorraine Santos, explicou que o principal objetivo da iniciativa é incentivar a práticas de negócios nas comunidades e fomentar o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos microempreendedores. “Fazemos capacitações o ano inteiro, mas aproveitamos momentos festivos como a Páscoa, São João, Natal para gerar novas oportunidades e movimentar a economia nas comunidades”, disse.
O programa é baseado no apoio a empreendedores e aspirantes a tal no acesso ao crédito e na aquisição de conhecimentos. “Estamos aqui para ajudar a quem deseja aprender técnicas inovadoras e se destacar no mercado”, pontuou a gestora.
As ações também têm como objetivo identificar habilidades e auxiliar as pessoas na escolha de um nicho de mercado, aproveitando o fluxo turístico da cidade. Desde a criação, em 2018, o Agente de Empreendedorismo já qualificou mais de 20 mil empreendedores. No ano passado, mais de 1,1 mil oficinas, palestras e rodas de bate-papo relacionadas ao empreendedorismo e educação financeira foram realizadas em diferentes bairros de Salvador.