Montagem infantil “A Lâmpada Do Berro” reflete sobre dor e perda

Como tratar de questões delicadas e profundas como vida e morte com as crianças?  É que propõe o espetáculo “A Lâmpada Do Berro”, que fará apresentações virtuais e gratuitas nos dias 16, 17, 18 e 19 de abril, com sessões às 11h e às 16h, pelo YouTube. A montagem, dirigida por Beatriz Nauali, é encenada por Everson George Dos Santos. 

Na trama, Zazi é uma criança muito querida em sua comunidade, que é muito alegre e festeira, e possui uma peculiaridade que não é mero detalhe: vive sob uma constante escuridão. Ao contrário do senso comum, isso não é para seu povo motivo de tristeza ou medo.

No local, há ainda uma lenda antiga que versa sobre uma luz – elemento que poucos em seu povo conhece – que acende no horizonte somente quando alguém está profundamente e constantemente triste.

Essa luz é chamada de “lâmpada do berro”, pois de acordo com seus anciões a pessoa que está triste é silenciosa por fora e barulhenta por dentro, e somente a lâmpada seria capaz de ouvir seus gritos de tristeza; assim, por meio de seu brilho, avisaria a comunidade para que ajudassem aquele que entre os seus está em sofrimento.

A iluminação do espetáculo é vital para a instauração de tempo, espaço e atmosfera; atua como se fosse uma personagem, ou a narradora da jornada de Zazi. A produção aposta em uma direção para um teatro infantil que proponha uma conversa não hierarquizada, mas cheia de imaginação e criatividade.

“A história mostra que a morte é inerente à vida, não necessariamente ruim, e de que as crianças precisam entender o sentimento de perda, porque ele é inevitável ao longo de nossa jornada no mundo. Além disso, revela que atribuir valor de “bom” ao que é “claro” e “ruim” ao que é “escuro”, pode desdobrar numa visão maniqueísta e polarizada do mundo, como se não houvesse misturas, contradições e complexidades maiores”, ressalta Beatriz Nauali.

O projeto disponibilizará versões do vídeo-espetáculo com legendas, audiodescrição e tradução em libras. Outra característica é o fomento à arte com uma vídeo-oficina, chamada Luzes Narrativas – A Iluminação em A Lâmpada do Berro, com exposição e debate sobre a iluminação cênica como elemento narrativo e seu processo de concepção, produção e operação para o vídeo-espetáculo. A atividade será realizada em 3 de abril, sábado, às 17h, com inscrições pelo Sympla.

SERVIÇO:
A Lâmpada do Berro
Temporada: 16, 17, 18 e 19 de abril de sexta a segunda-feira, sessões às 11h e às 16h, no YouTube
Classificação: Livre. Duração: 60 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.