Mês das mulheres na TVE tem entrevistas, shows, séries e documentários
A TVE preparou uma programação com séries, entrevistas, reportagens, documentários e shows produzidos, protagonizados ou que trazem histórias e vivências de mulheres na Bahia e no Brasil. Ao longo do ano, a emissora pública já exibe em sua programação conteúdos que valorizam as mulheres e seus direitos e que combatem ao machismo.⠀⠀⠀
No dia 8 de março, às 20h, a TVE estreia a série baiana “Donas do Baba” com cinco episódios que apresenta as mulheres em suas variadas relações com o futebol. Não se trata de uma investigação sobre o futebol feminino: extrapolando a categoria de gênero do esporte, as histórias partem de personagens que têm esta paixão nacional. Com direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna, a série é resultado do edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana, para obras que serão exibidas na TVE a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
As mulheres são o grande destaque de “Cartas Para… – A Série, Escritoras Baianas” também na segunda-feira (8), às 20h30. Em estilo de documentário, a atração vai discutir o papel e o espaço ocupado por elas na literatura, na arte e na sociedade. Além de debater as barreiras, lutas e vitórias femininas. A série documental dirigida por Vânia Lima é contemplada pelo “Prêmio de Exibição Audiovisual” do Programa Aldir Blanc Bahia.
Outra estreia de março é o “Camarim em Cena”, programa com série de entrevistas de grandes nomes do teatro, dança, circo e músicas sobre a preparação para subir aos palcos. O programa irá ao ar a partir do dia 15 de março, sempre nas segundas-feiras, às 21h30. Neste mês a série destaca as atrizes Maria Alice Vergueiro, Juliana Galdino e Denise Weinberg e a diretora e atriz Bete Coelho. A atração é uma produção do Itaú Cultural.
O “Music Thunder Vision” com apresentação de Luiz Thunderbird, ex-VJ da MTV, programa descontraído para quem gosta de música, terá só mulheres como temas da programação de março. Elis Regina, Cássia Eller, Gal Costa e Mulheres do Rock são destaques. Sempre às quartas-feiras, às 17h e às 21h e sábado, às 15h.
A cantora Larissa Luz, a escritora do livro “Florim de Ruth Ducaso” Luciany Aparecida e a série “Donas do Baba” sobre mulheres e futebol serão os destaques do Soterópolis desta quinta-feira(4), às 22h.
O programa Rural Produtivo deste sábado (6), às 14h, também tem conteúdo especial com as mulheres agricultoras e sobre a assistência técnica e extensão rural para mulheres camponesas. No mesmo dia, às 18h30, o Palco TVE apresenta o show de Larissa Luz.
A violência doméstica contra mulheres é tema do documentário “Mulheres e Isolamento: Quando o domicílio não é lugar de paz” na terça-feira (9), às 19h. A obra da Fundação Oswaldo Cruz trata sobre o aumento da violência no período de confinamento em razão da pandemia do Covid-19.
A cena feminina será destaque no projeto ‘Pagodão: A Cena Por Elas’ na sexta-feira (12), às 22h30. Uma minissérie que contará a trajetória, as dificuldades e vivências de algumas das artistas do gênero na Bahia como a Dama do Pagode, Fernanda Maia da banda Afrocidade, Daiana Leone da banda Swingue de Mãe, Rai Ferreira: a rainha do Pagofunk e Aila Menezes. A série é uma realização do canal de comunicação Pagode Por Elas.
O Giro Nordeste de quinta-feira (25), às 19h, será especial para as mulheres. Com a presença da cientista baiana Jaqueline Góes, que foi parte da equipe responsável pela sequenciação do primeiro genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil. O programa semanal da TVE entrevista personalidades nordestinas e nacionais com a participação de jornalistas das emissoras públicas de todos os estados do Nordeste.