Mercado recebem bem o 2º turno. Bolsa sobe 4,8% e dólar recua 4%
O mercado financeiro reagiu bem ao resultado das eleições deste domingo, 2, que apontou um segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro. O Ibovespa subiu 5,42% e o dólar caiu 4%. A avaliação dos economistas é que um segundo turno é positivo por forçar os candidatos a apresentarem com mais detalhes o que pretendem fazer na economia, o que foi evitado até agora. No caso de Lula, que ficou em primeiro lugar na votação de ontem, espera-se alguma sinalização mais firme de como será composta sua equipe econômica.
A Guide Investimentos disse que já esperava uma reação positiva dos ativos brasileiro hoje em função do resultado das eleições. “Os números mostram um congresso de maioria de centro-direita, o que deve fazer com que um eventual governo Lula tenha de vir para o “centro” para conseguir aprovar medidas no congresso. Além disso, ainda não dá pra descartar uma vitória de Bolsonaro. A reação mais positiva hoje deve vir de empresas estatais”, disse a instituição, em comentário a clientes.
Para o banco Barclays, a diferença mais apertada do que o esperado entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno das eleições pode resultar em alguma moderação na retórica política de ambos os candidatos, mas também em promessas populistas.
Fonte: Agência Estado