Marieta Severo será homenageada no Inffinito Film Festival
Marieta Severo será homenageada com uma mostra especial na 25ª edição do Inffinito Film Festival. Seis filmes emblemáticos estrelados pela atriz serão exibidos no Brasil e em todo o território americano, de Porto Rico ao Alasca, entre eles o mais recente longa estrelado pela veterana, “Noites de Alface”, de Zeca Ferreira.
O Inffinito Film Festival, que começa no dia 4 de setembro e vai até dia 18 do mesmo mês, terá uma extensa programação, em formato híbrido, com exibições de filmes e shows presenciais ao ar livre em Nova York e Miami e sessões de cinema online através do site www.inff.online.
Marieta Severo foi a primeira convidada da primeira edição do Inffinito Film Festival, em 1997, e apresentou em Miami o então recém-lançado “Carlota Joaquina”, de Carla Camurati, filme-símbolo da Retomada do Cinema pós governo Collor. Agora, 25 anos depois, as diretoras da Inffinito, Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli homenageiam a atriz, que tem em sua filmografia 34 longas-metragens. “A Marieta representa a força do cinema brasileiro. A força da retomada, simbolizada pelo filme ‘Carlota Joaquina’, e também a força feminina, com papeis tão marcantes e potentes. Pra gente é uma honra levar a obra da Marieta para todos os Estados Unidos e também para o público brasileiro, numa mostra online gratuita”, diz Adriana L. Dutra.
Marieta Severo vai participar também de uma live, no dia 14 de setembro, às 20h, no Instagram oficial da Inffinito (@inffiito_braff), e conversa com Adriana L. Dutra sobre a cultura no Brasil, sua vida, carreira e trajetória no cinema brasileiro nesses últimos 25 anos.
MOSTRA HOMENAGEM MARIETA SEVERO
Os filmes ficam disponíveis por 24 horas a partir das datas abaixo
5 de setembro (domingo), às 23h
Vendo ou Alugo
Comédia | 2013 | 88 min
Sinopse
Bisavó, avó, mãe e filha dividem uma casa luxuosa que não podem mais manter, e pela proximidade da favela, também não conseguem vender ou alugar. Possíveis compradores vem ver a casa. Durante a visita começa um tiroteio, deixando todos encurralados. Diante da ameaça de vida, pequenos pecados são revelados e situações tragicômicas tomam forma.
Ficha técnica
Produção: Mariza Leão , Marco Aurélio Marcondes e Heloisa Rezende
Direção: Betse de Paula
Roteiro: Betse de Paula, Maria Lúcia Dahl, Adriana Falcão, Julia de Abreu, and José Roberto Torero
Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche
Elenco: Marieta Severo, Marcos Palmeira, Nathalia Timberg, Silvia Buarque, Beatriz Morgana, Maria Assunção, Nicola Lama e André Mattos
Classificação indicativa: 16 anos
9 de setembro (quinta-feira), às 23h
Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
Comédia | 1995 | 100min
Sinopse
Um painel da vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.
Ficha técnica
Produção: Bianca De Felippes
Direção: Carla Camurati
Roteiro: Carla Camurati, Melanie Dimantas, Angus Mitchell
Direção de Fotografia: Breno Silveira
Elenco: Marieta Severo, Marco Nanini, Marcos Palmeira, Ney Latorraca, Vera Holtz, Bel Kutner
Classificação indicativa: 12 anos
10 de setembro (sexta-feira), às 23h
A Dona da História
Comédia Romântica | 2004 | 84min
Sinopse
Carolina está em crise e passa a questionar seu percurso, suas ações e expectativas. Através de um confronto e diálogo com a jovem que foi aos 18 anos, ela revive os sonhos do passado e as possibilidades de ter seguido outros rumos. Na maturidade, Carolina tem o privilégio de rever a sua própria história e se reencontrar no que foi, no que não foi e no que poderia ter sido.
Ficha técnica
Produção: Daniel Filho
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Daniel Filho, João Falcão, João Emanuel Carneiro
Direção de Fotografia: José Roberto Eliezer
Elenco: Marieta Severo, Débora Falabella, Antônio Fagundes, Rodrigo Santoro, Fernanda Lima, Giulia Gam.
Classificação indicativa: 10 anos
11 de setembro (sábado), às 23h
Cazuza: O Tempo não Para
Drama | 2004 | 96min
Sinopse
A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.
Ficha técnica
Produção: Daniel Filho
Direção: Walter Carvalho, Sandra Werneck
Roteiro: Fernando Bonassi, Victor Navas
Direção de Fotografia: Walter Carvalho
Elenco: Marieta Severo, Daniel Oliveira, Reginaldo Faria, Andréa Beltrão, Leandra Leal, Emílio de Mello, André Gonçalves
Classificação indicativa: 16 anos
16 de setembro (quinta-feira), às 23h
Noites de Alface
Drama | 2021 | 87min
Sinopse
Ada (Marieta Severo) e Otto (Everaldo Pontes) passaram a vida toda em uma bucólica cidade no interior, onde todos se conhecem. A rotina pacata do casal e de seus vizinhos ganha contornos de mistério com o sumiço repentino do carteiro.
Ficha técnica
Produção: Marcelo Pedrazzi, Alexandre Rocha
Direção: Zeca Ferreira
Roteiro: Zeca Ferreira
Direção de Fotografia: Miguel Vassy
Elenco: Marieta Severo e Everaldo Pontes
Classificação indicativa: 12 anos
17 de setembro (sexta-feira), às 23h
Com Licença, Eu Vou à Luta
Drama | 1986 | 84 min
Sinopse
Mãe, pai, avó, filho e filha fazem parte de uma família de classe média espremida em um pequeno apartamento em Nilópolis, subúrbio do Rio de Janeiro. Eliane é uma adolescente de quinze anos e contra a vontade da mãe, insiste em namorar Otávio, um homem de trinta e três. O filme trata com humor e drama, a neurótica relação de uma família envolta com a possibilidade da perda da virgindade da filha.
Ficha técnica
Produção: Roberto Farias
Direção: Lui Farias
Roteiro: Lui Farias, Roberto Farias e Eliane Maciel (livro)
Direção de Fotografia: Walter Carvalho
Elenco: Marieta Severo, Reginaldo Farias, Carlos Augusto Strazzer, Fernanda Torres
Classificação indicativa: 12 anos