Maria RiTa Lopes Pontes, uma baiana verdadeiramente retada!
Sobrinha da freira baiana Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), é uma mulher retada! Formada em jornalismo, a carioca e baiana de coração foi uma das pessoas que mais lutou pela canonização da Santa Dulce dos Pobres, que aconteceu em 13 de outubro de 2019.
Uma das maiores instituições filantrópicas do Brasil, as Obras Sociais Irmã Dulce – OSID tem como missão “Amar e Servir aos mais pobres, dando gratuitamente assistência na saúde e na educação para a vida”. A fé de Irmã Dulce edificou uma obra social onde são atendidos portadores de deficiência, idosos, crianças, adolescentes, alcoolistas, toxicômanos, enfim todos aqueles que vivem em estado de pobreza e em risco social.
A amplitude da OSID pode ser dimensionada através dos números atuais. A instituição possui 1.039 leitos e registra atendimento diário a cerca de 2 mil pessoas. Por mês são realizadas 1 mil cirurgias e servidas 142 mil refeições. Além do atendimento nas áreas de saúde e assistência social, a OSID desenvolve programas de educação e trabalho, oferecendo uma formação integral, que abrange educação básica, oficinas pedagógicas e oficinas profissionalizantes a 620 alunos da alfabetização a 8ª série do Ensino Fundamental.
Para fazer este trabalho, uma equipe formada por mais de 2 mil colaboradores, incluindo médicos cooperativados, residentes e voluntários, se dedica a continuidade do legado deixado por Irmã Dulce. Hoje, a instituição tem profissionais especializados à frente dos 11 núcleos de atendimento, escolhendo como caminho o domínio de modernas tecnologias, implantação de um novo modelo de gestão hospitalar, formação de profissionais do futuro e auto-sustentação na busca de parcerias.