Março Mulher: Seminário em Salvador discute lutas históricas pelos direitos do público feminino
O seminário “Somos Feitas de Muitas Lutas!” marcou oficialmente o início da programação do Março Mulher em Salvador, no Dia Internacional da Mulher. O encontro foi realizado no auditório Zélia Gattai, na Unijorge, na Avenida Paralela, e contou com a participação da vice-prefeita de Salvador e titular da SMS, Ana Paula Matos, além de diversos profissionais de saúde, visando ampliar a qualificação sobre a Política de Saúde da Mulher na cidade.
De acordo com Ana Paula Matos, essa atividade inicial, bem como a campanha, cumpre com a missão permanente da SMS de fortalecer a qualificação profissional para as mulheres, com reflexões sobre as conquistas, mas também sobre o que pode ser melhorado na rede municipal em benefício das soteropolitanas.
“Nossa intenção é a de que os profissionais de saúde estejam cada vez mais preparados para refletir, na prática dos serviços, uma atenção à saúde da mulher que seja sensível, abrangente e interseccional. E que estes profissionais sejam capazes de fornecer uma atenção à saúde da mulher que seja inclusiva e eficaz, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres em todas as suas diversidades”, destacou.
O seminário também trouxe uma palestra com a médica Manuela Brito sobre o tema “Interseccionalidades das Lutas”, incluindo apresentação do vídeo “Qual é a sua luta?”. Foram realizadas ainda as mesas redondas “Lutas por acesso equitativo à saúde”, com a médica Fernanda Cerqueira, as enfermeiras Lana Katherine e Jéssica França e a mestra em Saúde Pública, Daiane Pina; “Lutas contra as doenças pélvicas”, com a enfermeira Lília Improta e as médicas Patrícia Lordêlo e Sandra Marques; e “Lutas pelos direitos sexuais e reprodutivos”, com as médicas Lorena Rosário e Lucianna Franco, e os mestres em Saúde Pública Gisele Lima e Abdon Brito.
Março Mulher – Desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a programação do Março Mulher envolve diversas ações que serão realizadas durante todo este mês. Dentre elas estão palestras, promoção à saúde, estímulo ao empreendedorismo e autocuidado e atendimento às mulheres em situação de rua.
Data – O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março em mais de 100 países, incluindo o Brasil. Esse dia foi estabelecido quando a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 1975 como o Ano Internacional da Mulher. Desde então, esta data é um lembrete das lutas femininas, bem como de suas conquistas sociais, políticas e econômicas, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.