MAM recebe estudantes de estágio supervisionado da Ufba
Estudantes da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizaram, nesta semana, a primeira reunião presencial do ‘Estágio Supervisionado de Pedagogia’ no Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia). O grupo realiza atividades online com o MAM desde 2021, mas essa turma começou o estágio em março com previsão de término em dezembro deste ano. A ação também integra o Termo de Cooperação Técnico-Científico e Cultural entre a universidade e o MAM/Ipac assinado pelo vice-reitor da Ufba, Paulo Miguez, no último mês de março.
Segundo a coordenadora do estágio, a professora doutora da Faced/UFBA Cilene Canda, a proposta inclui ações, reflexões e formação cultural em ambientes educativos não-escolares. “O estágio é uma ação voltada ao curso de Licenciatura em Pedagogia (Faced/Ufba) como uma atividade formativa, com fins de integralização curricular e com o objetivo de inserir estudantes em contextos profissionais na área cultural, neste caso, o MAM-Bahia”, explica Cilene.
Dentre as atribuições do grupo de estagiárias da Faced/Ufba estão a de observar e desenvolver atividades com educação especial, de ensino à distância e educação profissional, bem como buscar conhecimento sobre o espaço, como funciona a dinâmica, administração, agentes, projetos e atividades, dentre outros. Para 2022 estão previstas atividades presenciais e remotas na Faced e no museu, sempre pela manhã.
Pesquisas e projetos
De acordo com o diretor do MAM, Pola Ribeiro, historicamente, o MAM é um grande centro cultural que possibilita visão rica e ampla para programas de estágios como o da Faced/Ufba. “Em 62 anos de existência, o MAM, que detém hoje cerca de 1,4 mil obras modernistas, contemporâneas e populares, realiza centenas de exposições, projetos e eventos com as mais variadas linguagens artísticas, reunindo grande variedade de áreas de atuação que propiciam muita experiência e vasto aprendizado para qualquer pesquisador”, ressalta.
Pola Ribeiro lembra que outras unidades da Ufba também estão realizando projetos e pesquisas no MAM, como Arquitetura, Belas Artes, Museologia, Dança e Teatro. “Em obediência ao Termo de Cooperação assinado pelo vice-reitor Paulo Miguez em março, qualquer unidade da Ufba pode propor trabalhos no MAM desde que apresentados e aprovados com antecedência”, finaliza.
A próxima exposição do MAM, ‘Encruzilhada’, será aberta no dia 18 de abril, como diálogo entre o Acervo do MAM e a Coleção de Arte Africana (Dimus/Ipac). O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 18h, mas o Cine MAM e o Café Saladearte ficam abertos todos os dias, das 12h às 22h.
Mais informações estão disponíveis no site do MAM, nas redes sociais ou pelo telefone (71) 3117-6132 e 3117-6139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).